3 Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
4 Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
5 Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
6 Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
7 Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
8 a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
9 Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
11 Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Tiago 6:3-10
Introdução
Quinquagésimo nono livro da Bíblia e vigésimo do Novo Testamento, neste livro acompanhamos os conselhos dados pelo apóstolo Tiago aos cristãos judeus que estavam dispersos. A autoria do livro é atribuída a Tiago.
Ao longo dos cinco capítulos entendemos que Tiago, um dos doze apóstolos era provavelmente o irmão de Jesus.
O verso-chave é extenso, mas bem claro. Talvez Lutero, o reformador alemão, dá diversas "cajadadas"(figura de linguagem comum entre a relação "Pastores e ovelhas"). Mas, devemos pensar antes de falar, pois, a língua é difícil de domar. Deus nos fez com dois ouvidos e uma boca, deve ser para ouvirmos mais e falarmos menos(parafraseando um preletor, n.d).
Glossário: n.d. = latin non-date= Sem-data.
1. Uma boca não pode ser assim. Sair palavras tóxicas e abençoadoras. É Tiago quem escreveu, não eu. Se você for fiel à Cristo, você falará palavras abençoadoras.
2. A língua é domável. Ou seja, antes de falar, pense por 10 segundos(tem pessoas que 5 segundos bastam).
3 Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
4 Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.Tiago 6:3-4.
3. Não que eu seja contra. O debate saudável — foi inventado pelos antigos gregos, e usada até hoje nas Faculdades— O debate saudável, não há perdedores, ambos o lados ganham conhecimento, pois surgirá uma síntese de ambos argumentos, e essa síntese será benção para ambos debatedores, pois será produzido um novo conhecimento.
Pode-se debater até com Deus, mas tenha consciência que Deus tem uma eternidade de conhecimento á mais que voce e eu. Como fez Abraão:
26 Respondeu o Senhor: "Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles".
27 Mas Abraão tornou a falar: "Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza.
28 Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco para completar os cinqüenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco? " Disse ele: "Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei".
29 "E se encontrares apenas quarenta? ", insistiu Abraão. Ele respondeu: "Por amor aos quarenta não a destruirei".
30 Então continuou ele: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Se encontrar trinta, não a destruirei".
31 Prosseguiu Abraão: "Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? " Ele respondeu: "Por amor aos vinte não a destruirei".
32 Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? " Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei".
33 Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.
Gênesis 18: 26-36
Nenhum comentário:
Postar um comentário