Então o rei Davi ordenou: "Chamem Bate-Seba". Ela entrou e ficou de pé diante dele.1 Reis 1:28
Introdução
Davi sempre foi ativo nas obras de Deus e de seu pai. Foi um Pastor zeloso, derrubou o gigante Golias, formou o grupo de guerreiros "Valentes de Davi", como rei, unificou o Reino do Norte com o Reino do Sul. Unindo as 12 tribos de Israel. Fez bastante coisas boas. Mas, chegou um tempo que o "homem segundo o coração de Deus" parou de lutar e ficou sómente criando barriga e alisando a barriga com a mão.(nada contra as barrigas, eu mesmo tenho uma saliente). Mas, quando Davi parou de lutar, sua vida ficou tediosa e sem motivações, daí passou a reparar na casa ao lado e viu Bate-Seba.
1. O fato de parar de lutar. Fez Davi perder sua comunhão com Deus e pecar. Davi olhou Bate-seba, e ordenou que seu marido, Urias, fosse na frente de batalha para ser morto e Urias, fiel ao rei Davi foi e foi morto, abrindo acesso à Bate- Seba, mulher que Davi já desejara.
14 De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias.
15 Nela escreveu: "Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra".
16 Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes. 2 Samuel 11:14-16
2. Passou batido, mas não despercebido. Foi um tremendo pecado de Davi. Davi estava tão sem comunhão com Deus, que esqueceu que nada passa despercebido aos olhos de Deus. Só quando o profeta Nathan profetizou à Davi, foi quando ele percebeu o erro que havia cometido e pior, Deus sabia de tudo.
4 "Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou do seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre".
5 Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!
6 Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
7 Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.
8 Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda.
9 Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
10 Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
11 "Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.
12 Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ".
13 Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 2 Samuel 12:4-13
3, Deus ama Davi. Deus ama Davi, o pedoou, mas as consequências do pecado permanesceram. Palavras são como você ou eu, falar sem controle da língua, por isso Tiago, meio-irmão de Jesus—supostamente— foi enfático à ao considerar sobre a língua, que no fundo quer dizer palavras, são como pregos, machucam, pode-se pedir perdão, mas as marcas do pregos permanecerão. (aqui, o Espirito Santo me permite fazer uma alegoria ao estilo da antiga Escola de Alexandria), as marcas dos pregos são as consequencias, que permanescem assim como permanesceram em Jesus ressuscitado.
26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
29 Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". João 20:26-29.
Conclusão
Não devemos parar de lutar contra as forças do mal. Se você já faz isso, parabéns. Mas, somos peregrinos neste mundo, nunca pare de lutar pelo Reino de Deus que é eterno.
Deixem seus comentários.
Glossário.
Escola de Alexandria antiga- estilo mais usado nas igrejas protestantes e evangélicas.
Escola de Antioquia antiga- interpretação mais literal. usada pelas igrejas católicas
Ambas são legítimas, se conduzidas pelo Espírito Santo.
Referência
A Bíblia- NVI
Grupo Valentes de Davi-Glorifica Brasil-(Cd Completo) Samba Gospel. https://youtu.be/QFfaE5QfGQw
O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C
Nenhum comentário:
Postar um comentário