³³ O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Lucas 21:33
Introdução
Existe um período de tempo que os filósofos atuais chamam de pós- modernidade ou modernidade líquida. É o tempo que vivemos hoje. A Verdade toma a forma do contêiner ou da garrafa como um lìquido ou a Verdade continoa à ser Verdade é definida a partir do ponto de vista de cada pessoa, assim, a verdade passa à ser subjetiva, por isso há tantas divergências sobre vários assuntos, como política, por exemplo. Essa é uma explicação a grosso modo, pois não sou filósofo, mas Teólogo.
1. Desde a. Alguns diriam desde a Modernidade, em meados do século 19. As pessoas pensavam meio igual, quem pensava um pouco diferente era libertino ou herege, até o movimento chamado de Iluminismo, não concordo muito com esse nome, mas foi assim que ficou conhecido. A Idade média, que foi conhecida como idade da escuridão, foi considerada iluminada pelo Iluminismo. Mas, apesar de ter havido muitos absurdos, a idade média trouxe vários avanços tecnológicos e teológicos.
Além do mais, As Escrituras Sagradas vem desde a Antiguidade, Idade Média, Modernidade, e até hoje, na pós-modernidade, faz sentido e é útil para nós vivermos, como diz as palavras de Jesus, no versículo-chave supracitado. ou,
¹⁶ Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,
¹⁷ para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17
2. O Iluminismo como a Reforma Protestante. Começaram uns cem anos antes, o Iluminismo, com alguns Humanistas que vieram antes; A reforma protestante começou co Tyndale sendo queimado vivo por causa de suas ideias, que não tinham nada de absurdo. Lutero, o teólogo alemão, é o nome mais conhecido da reforma, pregou as 95 teses contra a igreja católica, ele não queria sair, mas apenas debater os absurdos que alguns da Igreja católica faziam, foi perseguido pela igreja católica, e acabou sendo o fundador de Igreja Luterana, e Zuínglio(anabatista), por Calvino em Genebra. o rei da Inglaterra que rompeu com a Igreja católica e fundou a Anglicana, e acabou conseguindo seu objetivo, a contra-reforma da Igreja Católica.Entre outros feitos.
3. Os anjos. Dizem que os anjos fiéis a Deus queriam pregar os Evangenlhos, ou o Evangelho. Depende do contexto. O que é importante é que a boa notícia de que somos salvos pelo sacríficio de Jesus não foi em vão. Nos trouxe Salvação. Por que Deus escolheu o ser humano cheio de defeitos para serem escritores da Bíblia e serem pregadores do Evangelho? Provavelmente porque nos ama.(ágape)
Conclusão
As Escrituras sagradas têm tido diversas interpretações ao redor do tempo. Mas, um balão vermelho será sempre vermelho, Assim como as verdades absolutas da Bíblia serão sempre vedade. É um chão onde podemos pisar neste mundo pós-moderno. Mas, deve ter a correta interpretação. Ore e peça para o Espírito Santo iluminar e lhe dar a correta interpretação.
Graça e paz à todas e a todos.
Comentem.
Referências
A Bíblia- NVI- Almeida Revista e Corrigida-ARC
Lauriete | PALAVRAS | Vídeo Letra Oficial https://youtu.be/La2-W-Ex6q4
vídeo do samba, juninho e eu. https://youtu.be/lKPH2SlSMUo
Nenhum comentário:
Postar um comentário