16 não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.
17 Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.
Filemom 1: 16, 17
Introdução e contexto
A Bíblia está repleta de escravos e suas correlações. Do grego koiné
δοῦλον (doulon) = Escravo ou servo sempre existiu no mundo antigo até a queda de Roma, mais de 400 anos depois de Cristo. E a escravatura sempre foi o sistema econômico usado no mundo antigo até o surgimento de a Idade Média. Depois da queda de Roma, não se havia moeda e o mundo ocidental se tornara desordenado. A igreja botou ordem daí surgiu uma dança das cadeiras onde, ora era os príncipes europeus eram as principais autoridades, ora a igreja e seus bispos eram empodeirados . Chamo este monstro de duas cabeças de Cristandade —onde o estado era a igreja e vice- versa. em contrapartida ao Cristianismo. Este é um dos motivos que não acho que o pastor ou padre assuma um cargo público, outro membro da igreja pode fazer isto e ser direcionado pelo pastor. Jesus 3x pediu à Pedro para apascentar suas ovelhas.Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?"
Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo".
Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
16Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você me ama?"
Ele respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo".
Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
17Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama?"
Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama?" e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo".
Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas.
João 21:15-17
Sou contra Pastor ou padre assumir um cargo político, mas sou à favor de que o padre ou pastor zeloso tenha ganhos financeiros de congressistas, acabe com os privilégios exagerado dos congressistas, e o candidato que usar o título de pastor ou padre, já perdeu o meu voto.
Paulo estabelesceu uma relação de irmandade entre o escravo fugitivo e convertido Onésimo e seu, também convertido dono, Filemom. Depois, como o ateu, Marx descreveu houve a aristrocacia, depois, os burgueses derrubaram a aristrocacia, inaugurando o mercantilismo. E virou o capitalismo de hoje. Marx preveu, e até hoje não aconteceu, é que os trabalhadores mandariam no novo modelo econômico mundial. A Bíblia tem sempre acertado em suas previsões.
1. Willian Wilberforce. Foi um homem que nasceu no condado de Yorkshire-Inglaterra, estava em conflito se seria um parlamentar ou pastor anglicano. Decidiu pela política, e Deus o usou para libertar os escravos com apenas um bom discurso convenceu até os aristrocatas, donos de escravos, britânicos à votar, em 1807, na aprovação do Ato contra o Comércio de Escravos. E isso se espalhou pelo mundo. A História diz que Wilbeforce faleceu 3 dias depois.
2. Quakers. Os quakers(uma corrente teológica cristã onde seus membros tremiam pelo poder do Espírito Santo) ajudaram Wilbeforce nesta jornada abolicionista junto com Thomas Clarkson (abolicionista britânico) e um grupo abolicionista ao tráfico negreiro que incluía Granville Sharp, Hannah More e Charles Middleton. A abolição dos escravos foi o estopim da guerra civil estadunidense onde o norte ganhou e os escravos foram libertos, mas o racismo velado continua. E o Brasil foi o último país no mundo à libertar os escravos por pressão da rainha holandesa entre outros.
Já podia-se pagar salários, mas, no Brasil só se contratava imigrantes e os negos subiram os morros. Por isso, a necessidade de se fazer um ajuste social no mundo e no Brasil.
3. Céus e terras passarão... Quando o apóstolo Paulo escreveu à Filêmom, só existia a escravatura como modelo econômico. Já se passou à escravatura, aristrocacia(mandava mais quem tinha terras, mas, se não produziam serviam de quê? Por isso, superapóio o MST, tem aproveitadores? Sim, mas tem muito mais famílias que não tem onde plantar.)
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Lucas 21:33
O tratamento de irmão em Cristo que o escravo Onésimo e Filêmom tiveram deve-se entregar aos empregados e patrões de hoje.
E ao sistema econômico de amanhã, seja lá qual ele for.
Conclusão
Temos que tratar o próximo com amor, este é o segundo mandamento de Deus sintetetizado por Cristo. Graça e paz à todas e todos.
Referências
A Bíblia-NVI
Bible hub (n.d.). Philemon. https://biblehub.com/strongs/philemon/1-16.htm
Amazing grace | latest | best version | with lyrics |original.
https://youtu.be/Tvt6E9N7AQw
O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário