domingo, 8 de dezembro de 2024

 




 6 Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!

7 Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante,

8 e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.

9 Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?

10 Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar,

11 a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.Provérbios 6:6-11

Introdução

מְלַאכְתֶּֽךָ֒׃ (mə·laḵ·te·ḵā) = Seu trabalho. Em hebraico bíblico, antigo.

Calvino enfiou o pé-na-jaca, como todos, menos Cristo. Calvino era um pregador e teólogo francês que deu aval teológico para que o conselho de Genebra colocassem Miguel Cerveró na fogueira por motivo de uma mera discussão teológica acerca da Trindade. Para eu, Deus não se explica, mas Herculano tentou explicar com o conceito da Trindade.

Calvino escreveu uma obra de vários volumes, onde estabelesce as bases da Teologia Reformada. E como o cristão deveria agir com relação ao trabalho. Calvino afirmou:"Todo homem(e mulher) são dignos de trabalho", e qualquer estrangeiro que chegasse à Genebra, Cavino arrumava um trabalho ao senhor ou senhora estrageiros. Talvez, por isso, os calvinistas são ricos e trabalhadores.

1. Dignidade. Talvez já ouvimos a frase"o trabalho dignifica". Uma pessoa com trabalho até anda diferente, se tiver dinheiro no bolso, ainda mais. A pessoa se sente mais valorizada e auto- confiante. Em contrapartida, se não tem trabalho, tem, além das consequências psicológicas, têm as práticas também: como comer, pagar a energia elétrica, o gás, a água, etc. Se Calvino arrumava trabalho na idade média, por que não hoje em nossa sociedade pós-moderna? Para alguns reacionários(se dizem conservadores, mas não são, querem que as coisas continuem como estão) para lucrarem mais com mão-de-obra barata.

E o que Deus acha disso?

A mesma lei se aplicará ao natural da terra e ao estrangeiro residente". Êxodo 12:49

13 Ele se compadece dos fracos e dos pobres, e os salva da morte.

14 Ele os resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa. Salmos 72:13-14

2. Isso nos faz refletir. Se existisse emprego para todos, os roubos diminuiriam. Existem pessoas más, porém, têm aqueles que roubam para matar à fome e são amontoados em nossas cadeias, só que os presos são sustentados com dinheiro público, saem piores do que antes e dois corpos não ocupam o mesmo espaço, esta é uma lei da física, constroem-se mais presídios ou usa-se mais tornozeleira eletrônica com suas falhas.

34 "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

37 "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’

40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

41 "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;

43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.  Mateus 25: 34-46

Isto não é mandamento, mas são ordenanças de Deus.

 Direita e esquerda são espressões usadas por Jesus para explicar verdades espirituais, nada tem haver com esquerda e direita políticas.

3. Trabalho. Nunca ouvi dizer que trabalho matasse alguém. Se eu tivesse este poder, tiraria esta lei que proíbe o trabalho forçado no Brasil. Os presídiários construíriam ferrovias e portos, o que facilitaria  o nosso escoamento de superprodução agropecuária, que exportamos, fora os minerais. Só tem um problema.

Se, os presos trabalhassem, eles próprios pagavam o prejuízo às vitimas, o estado e sobrariam um pouco para o preso recomeçar sua vida, agora não mais como pessoas que vivem à margem da sociedade. E os caminhoneiros seriam aliviados de tanto trabalho. E de causar tantos acidentes na estrada.

Conclusão

Se até Deus descansou no último dia, quem somos nós pra não descansar? O mundo continuará girando se pararmos um dia na semana pra descansar e louvar à Deus. O trabalho dignifica.

Graça e paz à todas e todos.

Referências

A Bíblia-NVI

Desde A Antiguidade - Série Acústica Com Fernandinho Vol. II. https://youtu.be/ZAgAsLLtlb0


O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...