domingo, 30 de junho de 2024

Aflições da vida cristã

 




Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

João 16:33

Introdução

Quadragésimo terceiro livro da Bíblia e quarto do Novo Testamento, no evangelho de João acompanhamos os esforços do apóstolo João em levar a palavra do Senhor para as pessoas num período conturbado, onde os cristãos eram perseguidos e de dúvidas em relação à verdade sobre Jesus Cristo. A autoria do livro é atribuída a João, que se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava”. Na verdade, não se pode afirmar isso, sem provas, mas temos alguma evidêcia literária.


Ao longo dos 21 capítulos podemos conhecer um pouco da história do apóstolo. João era filho de Zebedeu, um homem próspero, e trabalhava como pescador ao lado do irmão, Tiago, antes de se tornar um apóstolo de Jesus.


João teve como principal missão apresentar Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus e O Próprio Deus, portanto, Ele é apresentado sem genealogia, pois não tem início e nem fim. Tudo isso para que as pessoas viessem a crer nEle como o Salvador, tendo, assim, a vida eterna e o Seu amor. Mateus apresentou Jesus como rei dos judeus, dos quais somos co-hedeiros; Marcos apresenta Jesus para todos; Lucas, mostra Jesus dos pobres e excluídos e João, é um pouco diferente, apresenta Jesus como sendo Deus.


1. Deus não promete. Deus não promete vida cristã fácil à ninguém. Mas a Igreja dos princípios passou por mortes, torturas, etc. Serem jogados aos leôes, por exemplo.

2. Porém.  Deus não promete vida fácil, mas sempre está junto. Lembremos de Daniel.

15 Mas os homens lhe disseram: "Lembra-te, ó rei, que, conforme a lei dos medos e dos persas, nenhum decreto ou edito do rei pode ser modificado".

16 Então o rei deu ordens, e eles trouxeram Daniel e o jogaram na cova dos leões. O rei, porém, disse a Daniel: "Que o seu Deus, a quem você serve continuamente, o livre! "

17 Taparam a cova com uma pedra, e o rei a selou com o seu próprio anel-selo e com os anéis dos seus nobres, para que a situação de Daniel não se modificasse.

18 Tendo voltado ao palácio, o rei passou a noite sem comer e não aceitou nenhum divertimento em sua presença. Além disso, não conseguiu dormir.

19 Logo ao alvorecer, o rei se levantou e correu para a cova dos leões.

20 Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: "Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? "

21 Daniel respondeu: "Ó rei, vive para sempre! Daniel 6:19

6 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti.

17 Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.

18 Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".

19 Nabucodonosor ficou tão furioso com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que o seu semblante mudou. Deu ordens para que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que de costume

20 e ordenou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os atirassem na fornalha em chamas.

21 E os três homens, vestidos com seus mantos, calções, turbantes e outras roupas, foram amarrados e atirados na fornalha extraordinariamente quente.

22 A ordem do rei era tão urgente e a fornalha estava tão quente que as chamas mataram os soldados que levaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego,

23 os quais caíram amarrados dentro da fornalha em chamas.

24 Mas, logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que nós atiramos no fogo? " Eles responderam: "Sim, ó rei".

25 E o rei exclamou: "Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses". Daniel 3:6-25


3. Deus estará sempre conosco. TMJ, é o lema preferido de Deus, enquanto estamos nesta terra, sejamos Sal da terra e Luz do mundo. 

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Mateus 5:13

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mateus 5:14

Conclusão

Deus sempre estará conosco, nos ajudando à "carregar o tronco", por mais pesado que o tronco seja. Graça e paz à todas e todos.

Glossário

TMJ = Estamos juntos ou tamo junto

Referências


A Bíblia- NVI

Samuel Messias - Todavia me Alegrarei (Clipe Oficial MK Music) https://youtu.be/81GaF34veWA




O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C





domingo, 23 de junho de 2024

Teísmo e Deísmo.

 



23 Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

24 Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou Mateus 4:23,24

No princípio Deus criou os céus e a terra.

Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.

Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas".

Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi.

Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.

E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi.

10 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.

12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.

14 Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi.

16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,

18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.

19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.

20 Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu".

21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra".

23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.

24 E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi.

25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:1-27


Introdução


Qual a relação existente entre o livro de Mateus e o livro de Gênesis?

Os Teístas(eu) acreditam que Jesus fez milagres e ainda faz até hoje.

Os Deístas acreditam que Deus, após o 6º de criação, deu um toque no sistema e todo Universo criado(do nada) passou à funcionar perfeitamente, e Deus não mais interferiria na história humana. Não creio assim, mas respeito quem crê.


1. Teísmo x Deísmo. O debate foi mais acalorado no séc.XIX = 19. Os Deístas ingleses publicavam um livro Deísta; em resposta, os Teístas estadosunidenses (Norte- Americanos) publicavam um livro; E os ingleses publicavam outro livro. Esse debate durou décadas(Comunicação pessoal, n.d.).

2. A ordem natural. O Teólogo brasileiro Zabatiero escreveu em seu livro de Teologia Sistemática, que o Espírito Santo sustenta a ordem natural dos cosmos de forma perfeita, e eu vou na mesma vibe que Zabatiero.

    Os Deístas foram altamente lidos em casas maçônicas, talvez isto se reflita no símbolo maçom do compasso e um esquadro que se reflete na maneira que eles se referem à Deus como "O Grande Arquiteto do Universo". Me referi ao "talvez" porque nunca fui maçom não sei o que rola lá dentro, nunca serei, mas respeito os que são.

2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 

Gênesis 1:2

O Espírito de Deus estava no momento da criação.

3. Cristo estava no momento da criação. Deus falou "haja luz" e ouve luz. Deus usou a palavra criadora(Jesus) para criar os cosmos.

1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
2 Ela estava com Deus no princípio.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
 João 1:1-3


Portanto, Deus, pai, filho e Espírito Santo estavam no momento da criação. Mas não acredito na Trindade do jeito que Herculano pintou. Acredito que tem uma hierarquia aí.


Conclusão


Deus criou tudo do nada( latim ex-nihilo) , de acordo com Tomás de Aquino.Usou a Palavra criadora( Jesus) e a ordem natural das coisas é sustentada pelo Espírito Santo de forma perfeita. Portanto, devemos proteger o planeta e o mundo criado por Deus. Graça e paz à todos e a todas.


Deixem seus comentários.


Referências


A Bíblia- NVI

Não há Deus MAIOR - Comunidade de Nilópolis (HD) - COM LETRA 

https://youtu.be/DJQkbmLZzew



O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Armadura de Deus

 










 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.





11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

12 pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.

16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efesios 6:10-18




Introdução
Tenham a armadura de Deus sempre vestida para se protegerem das investidas do inimigo. O tentador(inimigo) tenta e não consegue. Essa é a função do tentador, tentar e não conseguir.

1. 1ª parte do verso. 
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
12 pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

O texto é bem claro, seu inimigo não é seu irmão, que pode parecer joio ou bode, quem decide quem é trigo ou joio; bode ou ovelha; é Deus e não você ou eu. Portanto, nossos inimigos são entidades malignas que vivem nas dimensões espirituais.

2. 2ªparte do verso. 

13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Efésios 6:13-15.

Falar sempre a verdade sempre dá certo, ser o mais justo possível, e o Evangelho, o sacrífício de Cristo, sempre nos dará segurança.

3. 3ª parte da passagem. 

16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efesios 6:1


O inimigo pode jogar dardos para fazer você e eu pecar, mas se estiverem usando o escudo da fé os dardos vão, batem e voltam, as tentações não prosperam.

A certeza da Salvação também é uma parte importante, não vou discutir agora o mérito da questão sobre predestinação e livre arbítrio, talvez em outros texto, pois é um texto deveras espinhoso. A palavra de Deus, que já está escrita na Bíblia(`as vezes Deus se manifesta fora dela). Então, oremos.


Conclusão

O inimigo está ao derredor, mas os anjos de Deus ao nosso redor nos protegendo. Porém, às vezes as entidades malignas, leia-se demônios conseguem que alguns dardos passem entre os anjos, mas, se estivermos usando a armadura de Deus, esses dardos que podem nos levar para o pecado, batem e voltam. Graça e paz à todos e todas.


Deixem seus comentários, não ganho nada com isto, só tesouros no céu

 e isto basta.


Referências


A Bíblia- NVI

Davi Sacer e Trazendo a Arca – Marca de Promessa (O Encontro) [Clipe Oficial] 

https://youtu.be/xr-21hvyEcs
Célia Bueno | Armadura de Deus [Lyric Vídeo] https://youtu.be/qgPHg7t7cK4


O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C


domingo, 9 de junho de 2024

Murmurações e reclamações

 



2 No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Êxodo 16:02

Introdução

    O povo de Israel tinha acabado de serem libertos da escravidão no Egito antigo. O povo começou à reclamar com Moisés e Arão que não tinham comida e começaram à murmurar e sentir saudades do Egito. Então, Deus mandou maná dos céus, alimento para com os seus. Uma viagem que demoraria 40 dias até a terra prometida à Abraão, demorou 40 anos por causa da murmuração do povo. Nimguém daquela geração viu a terra prometida. Cuidado com as reclamações. Hoje somos herdeiros das promessas que Deus fez à Abraão e buscamos a Jerusalém celestial, que é a terra prometida por Deus, que é o mesmo. Sempre serás Deus.

1. Reclamações. Reclamações e ingratidão não são bem-vistas por ninguém, nem por Deus. Cuidado que as reclamações podem serem vistas como ingratidão. Que as nossas reclamações possam serem justas.

2. Vejamos o que está escrito nas Escrituras Sagradas. 

Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias. Isaías 59:3

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.

1Coríntios 7:3

Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada. Provérbios 21:19

Amargurada, neste contexto, significa reclamona, murmuradora. Isto não traz benção. Então, maridos, façamos nossas mulheres felizes.

9 Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!

11 Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Tiago 3:11

3. Por isto. Não é uma boa idéia fazer as coisas murmurando. Na Bíblia está escrito: "no mundo tereis aflições"foi o que Jesus falou. Mas, também está escrito: "em tudo dai graças". Sejam gratos por tudo, principalmente, pela graça de Deus, que sacrificou seu filho amado por nós.

 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 

João 3:16
Façam tudo com amor. 1 Coríntios 16:14

Conclusão

Façamos tudo com amor, sem murmurar. Porque isto pode atrasar as bençãos de Deus na sua e minha vida. Como acontecera com Moisés e os israelitas no deserto, e as aflições virão, Deus não prometeu vida fácil à ninguém. Só a Salvação.  a Nova Jerusalém celestial, que virá sob o reinado de Cristo Jesus. Em tudo— não só nas atividades eclesiásticas— mas em casa, no trabalho, etc. Façam tudo embaixo de orações, ações de graça, louvores, etc. E deixe o Espírito Santo fluir na sua vida. Graça e paz à todos e todas(não necessariamente nesta ordem).

Deixem seus comentários, mesmo para discordar. No ícone do lápis, abaixo de cada texto. Não ganho nada com isto, à não ser as bençãos de Deus, que são muitas.


Referências

A Bíblia- NVI - ARC

Maria Marçal | Deserto #MKnetwork https://youtu.be/0H6WYzM0TMg


O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C


Fruto do Espírito

  ²² Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, ²³ mansidão e domínio próprio. Contra essas ...