22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22, 23
Introdução
Muitos questionam, por que Deus permite a maldade? Seria Deus mal? Deus é permissivo e permite a maldade dos humanos, nós chamamos de livre-arbítrio, ou livre - agir, para quem advoca para a Predestinação dos Calvinistas. Nem Calvino quis debater esse assunto,pois escreveu só uma linha em sua grande obra "As institutas da vida cristã. " ἀγαθωσύνη (agathōsynē) = bondade; χρηστότης (chrēstotēs) = amabilidade,, gentil, amável.
Mas. bondade é um dos excelentes atributos do Fruto do Espírito, todo bom missionário ou pastor têm. Ser empático e se colocar no lugar do outros cumpre um importantíssimo mandamento de Deus, que é "Amar o próximo como a ti mesmo" que foi resumido por Cristo. E cumpre diversas ordenanças de Deus Pai.
1. Atributo comunicável. Bondade e amabilidade são atributos comunicáveis que todo cristão fiel tem.
34b Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
37 "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
41 "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.
44 "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
45 "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
46 "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna". Mateus 25:34-46
Sendo assim, essas são um exemplos de Ordenanças de Deus, que têm um peso um pouco menor que os Mandamentos, mas devem ser cumpridas também.
2. Mérito da questão. Não irei muito fundo na controvésia sobre Salvação dos Calvinistas e Arminianos, que perduram até hoje. Como têm versos que suportam os dois argumentos, do meu ponto de vista, Cristo morreu por todos(predestinação) e as pessoas aceitam se quiserem(livre-arbítrio). Então, a Salvação é uma obra de Deus com a Humanidade. TMJ. Existe um meio termo, só não tem nome que defina essa forma de pensar. Existem também as pessoas que matam por uma mera questão teológica. São tão bons(a) para interpretar assuntos espinhosos na Bíblia e não conseguem interpretar o mandamento " Não matarás".
3. A bondade prevalesce sobre a maldade. Quando olhamos o mundo, parece que a maldade vai prevalescer. Mas no fim será a bondade, no final tudo dará certo com Jesus.
5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1:5
19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".
João 3:19
Nenhum comentário:
Postar um comentário