domingo, 23 de junho de 2024

Teísmo e Deísmo.

 



23 Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

24 Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou Mateus 4:23,24

No princípio Deus criou os céus e a terra.

Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.

Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas".

Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi.

Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.

E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi.

10 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.

12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.

14 Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi.

16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,

18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.

19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.

20 Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu".

21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra".

23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.

24 E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi.

25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:1-27


Introdução


Qual a relação existente entre o livro de Mateus e o livro de Gênesis?

Os Teístas(eu) acreditam que Jesus fez milagres e ainda faz até hoje.

Os Deístas acreditam que Deus, após o 6º de criação, deu um toque no sistema e todo Universo criado(do nada) passou à funcionar perfeitamente, e Deus não mais interferiria na história humana. Não creio assim, mas respeito quem crê.


1. Teísmo x Deísmo. O debate foi mais acalorado no séc.XIX = 19. Os Deístas ingleses publicavam um livro Deísta; em resposta, os Teístas estadosunidenses (Norte- Americanos) publicavam um livro; E os ingleses publicavam outro livro. Esse debate durou décadas(Comunicação pessoal, n.d.).

2. A ordem natural. O Teólogo brasileiro Zabatiero escreveu em seu livro de Teologia Sistemática, que o Espírito Santo sustenta a ordem natural dos cosmos de forma perfeita, e eu vou na mesma vibe que Zabatiero.

    Os Deístas foram altamente lidos em casas maçônicas, talvez isto se reflita no símbolo maçom do compasso e um esquadro que se reflete na maneira que eles se referem à Deus como "O Grande Arquiteto do Universo". Me referi ao "talvez" porque nunca fui maçom não sei o que rola lá dentro, nunca serei, mas respeito os que são.

2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 

Gênesis 1:2

O Espírito de Deus estava no momento da criação.

3. Cristo estava no momento da criação. Deus falou "haja luz" e ouve luz. Deus usou a palavra criadora(Jesus) para criar os cosmos.

1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
2 Ela estava com Deus no princípio.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
 João 1:1-3


Portanto, Deus, pai, filho e Espírito Santo estavam no momento da criação. Mas não acredito na Trindade do jeito que Herculano pintou. Acredito que tem uma hierarquia aí.


Conclusão


Deus criou tudo do nada( latim ex-nihilo) , de acordo com Tomás de Aquino.Usou a Palavra criadora( Jesus) e a ordem natural das coisas é sustentada pelo Espírito Santo de forma perfeita. Portanto, devemos proteger o planeta e o mundo criado por Deus. Graça e paz à todos e a todas.


Deixem seus comentários.


Referências


A Bíblia- NVI

Não há Deus MAIOR - Comunidade de Nilópolis (HD) - COM LETRA 

https://youtu.be/DJQkbmLZzew



O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Baseado No Trabalho Disponível Em Https://Teologiaemfocofr.Blogspot.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...