Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:15-17
Introdução
Será correto um Pastor zeloso assumir algum cargo político? Porque há muitos pastores que entram para a política sob o pretexto de ser luz, num lugar onde há muita trevas. O homem que idealizou a política— O filósofo antigo grego Aristóteles, escreveu um livro sob o título "Política" teoriza" Todo homem(e mulher) são seres políticos por natureza", isto quer dizer que fazer política é natural ao ser humano como comer é para os animais e voar para os pássaros(esse não foi um bom exemplo porque, como as galinhas e pinguins, são pássaros que não voam). Para nós entendermos que, em sua etimologia inicial o ser humano é um ser político por natureza. Hoje, política mudou o significado um pouco. Hoje, políticos são seres que administram certas regiões e têm um cargo público e recebem um salário pagos com dinheiro público, e assim, beneficiar a sociedade. Mas, para Aristóteles e outros, se varremos nossa calçada pro outro passar, já é política, tudo que fazemos que beneficia a comunidade, já é política. Mas, discutiremos ao longo deste texto o termo política como já o entendemos.(comunicação pessoal, n.d)
1. É correto um Pastor ou Padre zeloso ter um cargo político? Segundo Jesus, NÃO. Jesus sempre foi muito preocupado e ocupado com seu rebanho de ovelhas.
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11
Se você, ou eu, tivermos o privilégio de ser um pastor, eu, sinceramente, acredito ser o melhor cargo do mundo. Não acredito ser possível ser um Pastor zeloso e assumir um cargo no governo e ser um Pastor zeloso(do tipo que cobra o escanteio e ele mesmo cabeceia para o gol) ao mesmo tempo, um dos dois será feito relaxadamente, ou o pastoreio, ou o cargo público. E a Bíblia nos exorta à fazermos tudo com excelência, não apenas na igreja.
e sabes a sua vontade, e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; Romanos 2:18
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23
Temos Willian Wilberforce como exemplo, Wilberforce, um homem bastante piedoso, Na Inglaterra, ele tinha ideais libertários como os "Quakers" discutiremos sobre eles em outra oportunidade. Você pode conhecer a história de Wilberforce no filme "Amazing Grace". Altamente recomendável.
Wilberforce estava em crise, se iria ser pastor ou seguiria a carreira política com uma cadeira no parlamento inglês. Para quem não sabe, o parlamento inglês é dividido em House of Commons, para pessoas comuns da sociedade; e House of Lords, que defendiam os interesses da elite financeira.Foi dada a opotunidade à Wilberforce de falar, e Wilberforce de falar, e com um discurso, convenceu os parlamentares à libertar os escravos—e a maioria do pessoal da House of Lords tinham escravos— Deus usou Wilberforce na carreira política, não pastoral.
Por essas e outras, se algum pastor quiser seguir a carreira polílica, deve parar de usar o título de Pastor, ou, o meu voto já perdeu, se usar o título de pastor, padres, apóstolos, patriarcas, reverendo , etc.Mas sou à favor de que a prebenta(salário) do Pastor seja equiparado ao de parlamentares porque um Pastor zeloso faz muito mais que um parlamentar.Prefiro que se faça uma reforma adinistrativa no Brasil. E que se diminua o privilégio dos parlamentares seja dimínuído, para quê 3 acessores se os parlamentares no Brasil só fazem CPI que terminam em pizza e aumentam salários de juízes, numa clara troca de favores. Tudo, claro, pagos com dinheiro público.
2. E membros da igreja? Aí sou à favor, pois temos vários membros que têm tempo de sobra para exercer cargos públicos, em caso de dúvida, o membro dá igreja pode, seguindo o aconselhamento pastoral e dos outros membros. E o membro da igreja pode ser benção num lugar onde as trevas dominam.
3. Você e eu, podemos ser benção? Na verdade, você e eu podemos ser bençãos mesmo sem ser pastores, tem vários lugares e ministérios onde podemos ser benção até a vinda do Senhor Jesus, a fala do Wilberforce culminou na libertação dos escravos no mundo inteiro e a guerra civil nos EUA, confederados no sul contra os yankees, liberais do norte. Até as igrejas dominantes no norte e sul racharam, pois apoiavam a escravatura os conservadores do sul, e a maioria de nossas igrejas Batistas, Presbiterianas e Metodistas foram fundadas por missionários(e missionárias) Norte-americanos do sul, e o o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão.
No livro bíblico de Filêmom o apóstolo Paulo, exorta a Filemom que trate bem seu escravo.
apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.
Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.
Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.
Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado.
Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, Filemom 1:10-15
Esta carta era justificativa do Sul para manter a escravatura, mas Paulo viveu na época antiga quando escreveu essa carta o sistema econômico era a escravidão, na época que a escravidão no mundo, já tinhamos passado o mercantilismo e esva quase o capitalismo. Os fazenderos, tanto nos EUA como na Brasil já podia se pagar salários, tanto que pagavam os imigrantes, como os italianos, por exemplo e o negros foram para os morros cariocas e favelas em São Paulo e Bahia.
Conclusão
Temos uma dívida social com os negros, pardos, indígenas. Apesar de não ter usado, sou à favor do sistema de cotas no Brasil. Porém, fizeram uma pesquisa acadêmica(mais confiável) e descobriram que os negros e pardos passariam nos programas SISU e PROUNI mesmo que não
usassem o sistema do cotas para negros, pardos, indigenas e pobres em geral. Só presisavam de confiança, coisa que os meritocratas e reácionários não entendem, mas Deus, com certeza, entende. Graça e paz à todos e à todas.
Deixem seus comentários mesmo para discordar e aponar erros em Português que deve ter vários.
Glossário
Etimologia: Parte da antropologia que se dedica ao estudo das múltiplas etnias, de suas implicações antropológicas, sociais.Registro feito com o intuito de descrever a cultura material de um povo.
Reácionário: Segundo à Sociologia, quer dizer que quer que as coisas devem continuar como estão; não é preciso ser muito esperto para entender que Jesus é revolucionário, e eu, como cristão, também não estou confortável, por isso sou o oposto de reácionário, sou revolucionário.
Referências
A Bíblia-NVI
Davi Sacer e Trazendo a Arca - Serás Sempre Deus (O Encontro) [Clipe Oficial]. https://youtu.be/9w7C-FS7KsM
Nenhum comentário:
Postar um comentário