Quando ouviram que lhes falava em aramaico, ficaram em absoluto silêncio. Então Paulo disse:
"Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje. Atos 22:2,3
De acordo com os versos acima, não! O apóstolo Paulo era inteligentíssimo e quem o educou, Gamaliel também. E, segundo a Bíblia, Paulo era bem educado na cultura judaica e na cultura greco-romana, que predominava na época, e tem influência no mundo ocidental até hoje. Pois Paulo era fariseu e cidadão romano. E isso não o impedia de ter os 9 dons espirituais. Dá para alguém medir a espiritualidade de Paulo?
1. No passado As faculdades, na idade média, depois da queda do império romano, o mundo conhecido ficou desorganizado, e que organizou foi a Igreja—que naquela época era única e era a religião oficial de Roma— fundou as faculdades onde os principais eram Teologia, Direito e Medicina. Onde a Teologia, que nos dias de hoje, está um pouco esquecida, era a mãe de todos os cursos, e vivia em conflito com a Medicina, porque a igreja não permitia que os estudantes de Medicina tocassem nos corpos mortos para se estudar. Hoje, nós sabemos que Medicina e Direito são cursos prestigiados.
2. Porém As Universidades de Yale, Havard e o próprio EUA foram fundadas pelos puritanos—que não foram uma denominação, mas uma corrente teológica—. Halle University, na Alemanha foi fundada pelos pietistas, também uma corrente teológica que surgiu nas igrejas luteranas, mas não ficou somente aí, foram pioneiros dos pequenos grupos, também conhecidos por células. Brown University, foi fundada pelos Batistas(Baptist Collection, n.d). Princeton University, fundadas pelos Presbiterianos(Princeton Presbyterians, n.d)Duke University, fundada pela igreja metodista(Duke University Library, n.d.), Todas top ranked universidades, Ivy Leagues, entre as melhores Universidades do Mundo. No Brasil temos a PUC, fundada pela igreja católica; O Mackenzie, fundada por missionários americanos Presbiterianos(essa sei bem a história, pois estudei teologia lá também). UNIDA(estudei lá também), foi fundada pelos Presbiterianos, mas é multidenominacional como professores Assembleianos, Luteranos, Católicos, Presbiterianos, e Batistas que são maioria, etc; A Faculdade Teológica Batista de São Paulo, instituição de ponta( estudei por um ano lá). Se contarmos os colégios temos os Adventistas, o Marista, o Santa Marcelina, o Colégio Batista, etc.
3. Deu para perceber a relação do Cristianismo e as instituições de ensino? O verdadeiro avivamento levam os avivados pelo Espírito Santo de Deus à fazerem tudo com excelência, como se fosse para Deus e isto inclui a Educação também.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém. Colossenses 3:23-25
Se fizermos um par de sapatos, façamos com excelência. Plantamos, plantemos com excelência, façamos tudo com excelência porque já somos salvos.
Conclusão
Tudo que fazemos, façamos com amor e bem feito, talvez, por esse motivo, as instituição de ensino com origem cristã são com o melhor método possível e estão sempre tentando melhorar. Sendo assim, ser cristão não siginifica ser ignorante e mal-educado, mas ser cristão significa estar na vanguarda da educação. Isso é mais uma forma de sermos abençoados e avivados para fazer a obra de Deus. Graça e paz à todas e à todos.
Deixem seus comentários, posso errar ou esquecer algo.
Referências
A Bíblia-NVI
Baptist Collection(n.d.). Baptist Collection. Brown University Libraries. https://library.brown.edu/collatoz/info.php?id=31
Davi Sacer e Trazendo a Arca – Marca de Promessa (O Encontro) [Clipe Oficial]https://youtu.be/xr-21hvyEcs
Duke University: A Brief Narrative History(n.d). Duke University: A Brief Narrative History. Duke University Libraries. https://library.duke.edu/rubenstein/uarchives/history/articles/narrative-history
Nenhum comentário:
Postar um comentário