Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". Mateus 5:37
Introdução
Jesus quando disse estas palavras, também, e principalmente trata-se de atitude. Ναὶ(Sim) , ναί(sim) , οὒ(não) , Οὔ(Não), percebe-se que Mateus enfatizou com letras maiúsculas, os vocábulos do antigo grego Koiné. Os fiéis em Cristo têm que ter palavra, ou seja, falou, CUMPRA! Tem que ter atitude, assim como Deus Pai, Jesus em seu ministério, fizeram. A maioria das promessas e profecias bíblicas já se cumpriram ou hão de se cumprir.
1-Exemplo Deus prometera a Abraão( e a Sara) que sua descendência seriam incontáveis como as estrelas do céu ou a areia da praia. Isso aconteceu porque o povo judeu brota em todos os povos e quando uma alma se converte à Cristo, ela, a alma(aqui quero dizer pessoa), passa à ser co-herdeiro em Cristo e descendência de Abraão.
Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar. Hebreus 11:11,12
O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Romanos 8:16,17
Todas essas promessas se cumpriram e estão se cumprindo.
Com Abraão foi uma promessa multilateral pois veio dos altos céus e afeta à todos cidadãos( àqueles que querem) da terra.
2- E com Davi? Com Davi foi uma promessa unilateral em que o trono do rei Davi subsistiria para sempre, e o clímax dessa promessa foi Jesus vir à terra e inaugurar seu Reino que se cumprirá em sua totalidade quando Cristo voltar.
Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre".
E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado. 2 Samuel 7:16,17
Como sabemos, rei Davi era descendente de Judá, e Jesus é descendente de Davi, ou seja, membro da família real, como também somos co-herdeiro em Cristo, somos também membros da família real de Deus.
3- Atitude Devemos ser pessoas que cumprem o que falamos. A palavra do cristão deve ter o maior valor. Não precisa jurar ou prometer nada, mas sim a palavra do fiel em Cristo deve ser o suficiente, assim como á de Deus é. A palavra de Deus deve vir com atitudes. Não adianta só falar, temos que falar e agir. Na antiga Grécia, existiam os filósofos, que tinham como principal sentido, a busca pela Verdade; Por outro lado, existiam os Sofistas, que não tinham compromisso com a Verdade, apenas ensinar a Arte da persuasão à elite na Grécia antiga. Semelhante à alguns políticos de hoje no Brasil. Os filósofos viviam em debates com os Sofistas em praças públicas, e muitas dessas discussões estão nos livros de hoje.
Conclusão
O fiel em Cristo tem que ser 'sim, sim, não, não", aliais, todos deveriam ser assim. Marcar um horário para quaisquer que seja o compromisso, chegar no horário.Seja qual for o combinado, cumpri-lo. Sejamos todos livres de mentiras, deste modo, o "sal da terra" não perderá o seu sabor e a "luz do mundo" não se apagará. Graça e paz á todos e à todas.
Deixem os comentários.
Referências
A Bíblia-NVI.
Davi Sacer - Deus de Promessas part. Simone (15 Anos) [Vídeo Oficial]. https://youtu.be/meiqsELWxNs
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c