domingo, 27 de novembro de 2022

A verdade das Escrituras Sagradas

 







Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3:16

Introdução

Esse verso já diz tudo, mas vamos discutir—de maneira santa— sobre esse verso. Os versos e capítulos foram divididos por um francês do séc. 16 D.C, para localização mais fácil das passagens, mas nos textos bíblicos mais antigos não existem, por isso têm alguma imprecisão. Algumas bíblia já têm pequenos títulos que facilitam a localização da perícope(passagem), mas também não é perfeita, não são inspiradas pelo Espírito santo. Por isso, recomendo que se ore para ler a Bíblia.

1- Motivos para orar  O Espírito Santo de Deus inspirou os antigos escritores à escrever a bíblia, e a correta interpretação vem da iluminação das nossas mentes pelo próprio Espírito para entendermos seu real significado. Não devemos pegar um versículo, tirá-lo do contexto, e transformar em verdades espirituais para nossas vidas, como escolhemos os produtos numa prateleira de supermercado. Pegamos nossos versos prediletos e os transformamos em verdades espirituais em nossas vidas. Não recomendo.

Muita gente faz isso, o próprio satanás fez isso, tentando confrontar Jesus na tentação de Jesus,

Então Jesus foi para o deserto para ser tentado pelo diabo.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. Mateus 4:1-11

Satanás tenta Jesus e Jesus rebate com a própria palavra. Hoje, muitos pastores, de certas denominações manipulam as pessoas com isso. Manipulam às pessoas usando as Escrituras.

2- Em caso de dúvida Perguntemos ao pastor, se o pastor for uma pessoa zelosa e cheio do Espírito Santo, ele(ou ela), com certeza tirará sua dúvida. Se a interpretação for feita pela Igreja, bom também. Daí a importância dos pequenos grupos, ou células, tanto faz. O correto é identificar a perícope(termo técnico usado pela Teologia) e a interpretação correta virá.

Vou dar  um exemplo de uma interpretação incorreta:

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Marcos 10:25

Algumas pessoas mais antigas já devem ter ouvido que agulha é um portão em Jerusalém onde o camelo passava agaixado, e isso foi amplamente divulgado nas igrejas. Mas, não há nenhuma prova histórico-literária de que esse portão existiu. Isso foi uma maneira ilustrativa(não a primeira vez que Jesus faz isso) de Cristo ensinar uma verdade espiritual, basta continuar lendo que percebemos o que Jesus ensinou.

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? "
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:25-27

Então, o que Jesus está ensinar que a Salvação é para todos, embora parece impossível para os ricos. Que não estraguemos o ensinamento de Jesus.

3- O que está escrito  Nas Escrituras não são apenas para medir a espiritualidade do próximo, mas, principalmente, as nossas vidas. Lógico, se alguém cair num buraco, em vez de julgar, isto é papel de Deus, devemos estender as mãos e tirar a pessoa do buraco, e continuar nossa caminhada cristã. A bíblia também tem essa função.


Conclusão


A Bíblia e seus valores absolutos, sempre serve para ensinar, repeender e corrigir. Mas devemos estar atentos a voz do Espírito Santo para fazermos uma correta interpretação. Tem alguns versos, principalmente, em Salmos e Provérbios, que contém verdades espirituais por si só. Mas, a correta interpretação das narrativas se dá em conhecer a perícope, ler um pouco antes e um pouco depois, assim, podemos conhecer a narrativa inteira e saber o verdadeiro significado do versículo. Extrair a  perícope(também conhecida como pano de fundo), enfim, conhecer o contexto. Não esqueçamos de orar, quando formos ler a Bíblia. Graça e paz à todas e à todos.


Deixem seus comentários

Referências

A Bíblia- NVI

Daniel e Samuel Feat. Kimberly Fraiber - De Gênesis a Apocalipse - (Clipe Oficial) https://youtu.be/xfSszCLnemg


O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c


domingo, 20 de novembro de 2022

Como está o mundo criado por Deus?

 



A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19

Introdução

    Não porque pretendemos morar no céu, receberemos um corpo glorificado, que devemos parar de escovar os dentes, o mesmo vale pra natureza e pelo mundo criado por Deus, não devemos maltratar a natureza e sim, viver em harmonia com ela. Se os índios conseguem, conseguimos também. Além do mais, somos mordomos de toda criação de Deus, ainda que peregrinos neste mundo. Devemos ser luz.

1- Como foi a colonização das Américas? Nos EUA, os fundadores, os puritanos, que eram cristãos expulsos da Inglaterra poque estavam se tornando maioria no Parlamento inglês, fizeram amizades com os índios e cultivaram aquela nova terra, os primeiros frutos virou o almoço deles, dando origem ao famoso Thanksgiving day, Dia de agradecer à Deus pelas bençãos recebidas. Se bem que agradecer à Deus são todos os dias. Mas seria legal um dia para celebrarmos isso. Houve um massacre de índios na expansão pro Oeste dos EUA.

Segundo Bartolomeu Villas Boas, historiador espanhol, os índios astecas, viram os espanhóis descerem dos navios de cavalos. Acharam que eram deuses, dando, o que lhes eram mais valioso como: cocares e penduricalhos feitos à mão. Só que os espanhóis, que eram cristãos, estavam de olho no ouro dos astecas, aproveitaram a guarda baixa, mataram os astecas, inclusive mulheres grávidas. Ávidos por ouro. Assim foi a à colonização da América latina, colônia de exploração.

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24

Segundo alguns historiadores daqui mesmo, ES, dizem-se que a capital Vitória do Espírito Santo é bonito e romântico, mas, não é verdadeiro. A verdade é que os Portugueses batalharam com os índios daqui, na pedra do penedo, e os portugueses venceram, alguém gritou: Vitória, e esse passou à ser o nome da capital do ES. Esse evento está registrado na Prefeitura de Vitória.

Na Nova Zelândia, trabalhei lá como boia-fria, Há algumas coisas que me chamaram à atenção:

  • Todos os prédios públicos têm seus nomes escritos em inglês e também em maori( Língua dos índios).
  • O salário mínimo é maior pra quem trabalha no campo, do que para trabalhador de cidade grande.
  • A economia daquele país, a maioria o que dá mais retorno, é o turismo sustentável e os artesanato indígena.
  • Lá é multicultural, cada trabalhador rural tem um pedaço de terra do tamanho de um quarteirão, um carro novo, e uma bonita casa, as cooperativas só recolhem a produção e vendem mundo afora, sem usar fertilizantes. É um país capitalista, não comunista.
Tem bastante cristãos, se quiserem assistam esses 2 vídeos da dança Maori de guerra. Só copiar e colar no browser.

    https://youtu.be/BI851yJUQQw    https://youtu.be/vnvI6V-TtLs

2- O Brasil precisa de algumas reformas Uma reforma administrativa, social, previdenciária, penal, agrária, etc. Enfim, uma injeção de Jesus. Quem inventou a reforma agrária foi Deus, 

Consagrem o qüinquagésimo ano e proclamem libertação por toda a terra a todos os seus moradores. Este lhes será um ano de jubileu, quando cada um de vocês voltará para a propriedade da sua família e para o seu próprio clã.
O quinquagésimo ano lhes será jubileu; não semeiem e não ceifem o que cresce por si mesmo nem colham das vinhas não podadas.
É jubileu, e lhes será santo; comam apenas o que a terra produzir.
"Nesse ano do jubileu cada um de vocês voltará para a sua propriedade.  Levítico 25:10-13

De 50 a 50 anos, havia uma reforma agrária, este é o significado da festa de Pentecostes mencionada em Atos 2. Por essas razões e por outras, sou à favor do MST e contra a invasão de terras indígenas, são todos pobres coitados que precisam do Evangelho como nós.

3- Reforma penal O Brasil  precisa de diversas reformas. Mas, acho que a penal é mais urgente. Pois, já fazem mais de 10 anos que os sociólogos preveram que nossos presídios entrariam em colapso. Não adianta baixar a maioridade penal de 18 pra 16 anos. Só vai colocar nossos adolescentes na faculdade do crime mais cedo. O policial arrisca a vida e o juiz tem que soltar por falta de espaço em nossas cadeias, matar não adianta, só deixa a população mais indignada. 

Minha sugestão seria acabar com a lei que proíbe o trabalho forçado, colocar a população carcerária pra trabalhar construindo novas malhas ferroviárias e pagarem as vítimas. Isso também evitaria que os caminhoneiros, sobrecarregados, capotassem por aí. E a nossas produções seriam melhor escoadas. Calvino, reformador do Séc. 16, escreveu "todo homem(e mulher) são dignos de trabalho". Qualquer forasteiro que chegasse em Genebra, Calvino arrumava um trabalho pro forasteiro.


Conclusão

Desde o ciclo do açúcar, passando pelo café e o da borracha, sempre fomos uma superpotência agropecuária. Nosso país, desde o começo, foi dependente de tecnologia estrangeira. O único modo de virar esse jogo é através de Jesus e uma boa educação. Que nossos deputados parem de apenas ajustar o salário de juízes e deles mesmos, passem a reformar nossas leis que sejam relevantes para a maioria do povo, não só pra elite financeira, do contrário, não precisamos de tantos deputados e senadores, com seus assessores, todos pagos com dinheiro público. Graça e paz à todas  e a todos.

Deixem seus cometários.

Referências

A  Bíblia-NVI

Lauriete - Servo de Deus https://youtu.be/cLUQU_ZAGVs


Original Maori haka dance

https://youtu.be/BI851yJUQQw

Maori All Blacks Haka at sold-out BC Place in Vancouver https://youtu.be/vnvI6V-TtLs



O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c




domingo, 13 de novembro de 2022

Essa tal de pós-modernidade

 


"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho."Salmos 119:105

Introdução

    O que é pós-modernidade, ou Modernidade líquida. Segundo alguns filósofos dos nossos dias, a pós- modernidade ou Modernidade líquida é uma maneira de pensar em que a verdade muda conforme o contêiner é formado ou a forma da garrafa, ou seja, cada um tem um ponto de vista, e a gente vê a Verdade de múltiplas formas, é deste jeito desde a explosão da II guerra mundial, todos os países envolvidos são cristãos, com exceção do Japão. A Inglaterra, a Alemanha nazista( nem todos alemães eram nazistas), França, Itália, Rússia(pré- revolução comunista), os EUA, e a participação tímida de outros países. O mundo teológico entra em crise. Como estes países cristãos entram numa guerra sangrenta daquele jeito? Cada um tinha uma forma de ver uma mesma verdade.

1- Uma sabedoria Você quer vencer uma batalha? Conheça seus inimigos. Não lembro quem disse isso, foi algum filósofo oriental. Aliáis, nem me importo muito com algumas dessas palavras mal-refletidas de sabedoria humana são falsas, somente as que estão na bíblia, inspiradas pelo Espírito Santo. Mas, isso de conhecer seus inimigos tem uma parcela de verdade.. Uma vez, uma esttudante de Filosofia me perguntou:" Como vocês estudam Teologia, e têm Filosofia em suas grades curriculares, duas matérias tão antagônicas? Minha resposta foi: Os filósofos da Antiguidade—que os filósofos da atualidade põe num pedestral— tipo Sócrates, Platão, Aristóteles, etc. Eram todos crentes, criam no Deus errado, mas eram crentes. O apóstolo encontrou na idólatra Grécia, uma terra fértil para o verdadeiro evangelho de Cristo.

"Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: "Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,
pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas."Atos 17:22-25

2- Os filósofos da modernidade e o Iluminismo Os iluministas eram pensadores, a maioria ateu como:Niestze, Marx, Rousseau, Schleiermacher (aliáis, este  não era ateu, mas liberal), etc.pensavam que a humanidade, o Humanismo, evoluíriam sempre para melhor e não precisavam de Deus. Essa forma de pensar caiu por terra quando surgiu a I guerra mundial onde milhôes morreram. Portanto, Filosofia e Teologia não são ciências antagônicas. Ambas refletem o mundo criticamente, só que a Teologia usa uma cosmovisão bíblica, ou seja, vê o mundo à luz da Bíblia.

"Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento." Jeremias 51:15

3- Ea Bíblia em toda essa reflexão Na verdade, a Bíblia não era dividida em versículos ou capítulos, foi um francês no séc. 16 que fez isso para facilitar o encontro das passagens ou narrativas bíblicas. Aprendemos a extrair a perícope para saber o real significado daquele verso, às vezes, o Espírito Santo de Deus ilumina nossas mentes e interpretamos corretamente sem se preocupar com a perícope. O que não podemos fazer, e isso acontece bastante, é pegar um verso bíblico como numa prateleira de supermercado, tirar do contexto e usar essa verdade para manipular os outros. Não podemos esquecer que as Escrituras Sagradas é como uma faca que têm dois gumes, corta dos dois lados, de quem ouve e de quem prega, é uma vara de medir que se usa para todos, não apenas para o próximo.Vejamos o que Jesus pensa,

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês." Mateus 7:1,2

Talvez, somente em Provébios e Salmos existam verdades espirituais em apenas um verso.

Conclusão

    A Bíblia é, com certeza, o livro mais fascinante que existe. Serviu na Antiguidade, na Idade média, depois da queda do Império Romano, na idade Moderna, quando surgiu o Iluminismo e o Humanismo, e serve até hoje, na pós-modernidade.Com seus valores absolutos a Bíblia sempre guiou a humanidade  através dos tempos.

"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão." Lucas 21:33

Podemos ter diferentes pontos de vista de uma mesma verdade neste mundo pós-moderno. Mas, Deus nos deu a Bíblia, que não muda, então é um chão que podemmos ficar em pé sem medo que o chão desfalesça sob nossos pés, apeguemos-nos à Deus e a sua  palavra. Graça e paz à todos e à todas.

Deixem seus comentários

Referências

A bíblia NVI e JFA-Revista e corrigida

Cassiane | Oferta Agradável a Ti https://youtu.be/GCOCCXQByLc



O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c


sábado, 5 de novembro de 2022

Teoria do design inteligente

 

Pintor do mundo

Já coloquei essa música, vou postar de novo porque gosto do louvor e tem haver com o texto.

No princípio Deus criou os céus e a terra.
Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Gênesis 1:1-4

 "I examine three strategies for resolving this tension, in increasing order of plausibility. At the end of the paper, I raise and briefly discuss some wider issues for theists enamored with theodicy approaches that emphasize natural orderliness and the stability of laws of nature"(Corabi, J, 2009, p.1). Traduzindo=Eu examino 3 estratégias que resolve esta tensão, uma crescente ordem de plausabilidade.No final do artigo, eu levanto uma breve discussão onde maiores questões são discutidas com os Teístas(eu) enamoram a defesa de Deus e enfatiza a ordem natural e estabilidade das leis da natureza.

"This is another astonishing example of the fact that evolution deniers seem to consider attacks on science popularizing to be genuine intellectual feats as if they had found huge holes in the primary literature that constitutes the core of any respectable science"(Pigliucci, 2001, p.1). Traduzindo= Este é outro exemplo de que a evolução cai por terra pelos frequentes ataques sofridos pela própria ciência popularizando a genuína proeza intelectual em que acha-se buracos enormes nas primeiras literaturas que constituem o ápice de qualquer respeitável ciência.

"Neocreationist productions (this one dressed with the slightly more respectable label of “intelligent design theory” to drive a stake into the perceived perniciousness of modern science, and of biology in particular" Pigliucci, 2001, p.1) Traduzindo=As produções dos novos criacionistas que carregam a nova bandeira um pouco mais respeitável, que é o rótulo de "Teologia(teoria) do desenho inteligente" que levam a um mergulho no perigo percebido na ciência moderna e na biologia em particular.

(Se colocar no Google tradutor, você terá uma tradução literal, a minha tradução é literal, mas também tem alguma interpretação para entendermos melhor)

Introdução

 Teoria do design inteligente é mais simples do que a gente pensa. A "Teologia do desenho inteligente contesta a "teoria da evolução" de Darwin que é ensinada nas escolas. A Teologia do desenho inteligente só  fala o que nós, teístas, sabemos, fala sobre a perfeição do mundo criado por Deus e de seus habitantes, animais, plantas e seres humanos. Mas, segundo a Biologia, o ser humano não é animal? Eu separo, vocês já saberão por que.

1-Deus criador Deus criou o mundo, o Espirito Santo estava lá E Jesus, que era a palavra que estava lá, no momento da criação.

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio. João 1:1,2

Com uma simples palavra as coisas vieram á existir ex-nihilo(expressão em Latim que quer dizer"do nada"). Mas com o ser humano foi diferente. Deus pegou barro, fez um boneco, e soprou em suas narinas, e assim Adão passou à ter vida. Sem contar que o ser humano não tem cauda, os animais mamíferos têm. Outra coisa, macaco tem uma habilidade fora do comum para subir em árvore, eu não tenho, o que aconteceu? Desevoluímos? (com sarcasmo).

2- Teísmo e Deísmo Eu sou Teísta, significa que acredito em Deus, e que a oração tem efeitos, e que Deus interfere, se quiser, na história da humanidade. Os Deístas surgiram da necessidade de se explicar porque existe o mal no mundo. Seria, crer no Deus criador, Deus dá um toque e todo Universo passa à funcionar com perfeição, mas Deus não interfere mais na história da humanidade, deixa rolar. Os Deístas são subdivididos em quatro. e o Teísmo em dois subgrupos, discutiremos isto em outro momento. Os Deístas ingleses publicaram um livro defendendo o Deísmo. Em resposta, os Teístas publicaram outro livro nos Estados Unidos da America(EUA), e essa batalha ideológica permanesceu por longas décadas. Quem mais ganharam com isso foram as casas publicadoras dos EUA e Inglaterra. Pois se posicionar Deísta ou Teísta não salva ninguém, o que salva é a nossa crença em Jesus e no plano de Redenção de Deus para nossas vidas eternas. Porém, os Deístas foram abundantemente lidos pela Maçonaria, por isso um de seus símbolos é um compasso e um esquadro, representa o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.Ou seja, talvez, as lojas maçonicas inspiram-se no Deísmo. Não sei, não sou maçom, nem seria porque minha vida é sem segredos. Aliáis maçonaria não é religião, é sim uma sociedade privada, privada, não secreta. Todos sabem que existem.

3- Como Deus se revela? Segundo o teólogo alemão Paul Tillich(in memorian), temos a Revelação Natural de Deus, Deus se revela na perfeição da natureza, e na Revelação Especial de Deus, Deus se revela aos poucos nas páginas da Bíblia, científicamente, segundo o método cartesiano(Descartes) não podemos provar nem desprovar Deus, mas temos muitas evidências que Deus existe, aliáis, é preciso mais fé pra ser ateu do que pra ser cristão. Tipo, uma abelha carrega o pólem de uma uma flor  para outra a kilômetros de distância. A abelha combinou com a flor para reproduzir e evoluíram com o mesmo propósito? Quem acendeu o pavio se houve mesmo o big- bang? Sem contar, as reaçõees químicas do corpo, a concepção e como o ser humano se reproduz e nasce. Não precisamos ver Deus para saber que Ele existe, com esse corpo carnal pode acontecer pior do que aconteceu com Daniel quando viu o anjo Gabriel,

"Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo." Daniel 10:7-11

Se aconteceu isso só por ver um anjo, imagine ver Deus. Não vemos Deus, mas o sentimos, como o vento que a gente sente, sabe que existe, mas não o vemos.

Conclusão

Não podemos explicar Deus ou entendê-lo empiricamente. Por isso Deus não é o objeto de nossos estudos nas faculdades e seminários. O objeto de nossos estudos são as intervenções de Deus na história da humanidade.O que nos une é a fé num Deus que desenhou o mundo. É a mesma fé que trás a doce presença do Espirito Santo e nos une. Fazemos a obra de Deus porque o amamos, não para sermos salvos, nos salvar, isso Deus já fez. Rasgar o véu que separava já não mais separa a gente de Deus, basta orar e manter a casa(nós) limpa para o Espírito de Deus morar. Gostaria apenas de deixar uma passagem que Jesus ressucitado aparece para os discípulos

Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".João 20:29

 Graça e paz à todos e à todas.

Deixem seus comentários.



Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia NVI.

Massimo Pigliucci(2001). “Intelligent Design Theory”, BioScience, Volume 51, Issue 5, Pages 411–414. Oxford academics https://doi.org/10.1641/0006-3568(2001)051[0411:IDT]2.0.CO;2

CORABI, J. (2009). Intelligent design and theodicy. Religious Studies. Cambridge University, 45(1), 21–35. http://doi.org/10.1017/S0034412508009773

Pr. Lucas - 🎨 Pintor do Mundo (Clipe Oficial MK Music). https://youtu.be/gHg8Ujrfwqk

Marine Friesen - Eu Também (100 Bilhões X) (Clipe Oficial MK Music) So Will I. Versão original Hillsong United "So Will I" https://youtu.be/S5JPycNpbyA



O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c






Fruto do Espírito

  ²² Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, ²³ mansidão e domínio próprio. Contra essas ...