A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19
Introdução
Não porque pretendemos morar no céu, receberemos um corpo glorificado, que devemos parar de escovar os dentes, o mesmo vale pra natureza e pelo mundo criado por Deus, não devemos maltratar a natureza e sim, viver em harmonia com ela. Se os índios conseguem, conseguimos também. Além do mais, somos mordomos de toda criação de Deus, ainda que peregrinos neste mundo. Devemos ser luz.
1- Como foi a colonização das Américas? Nos EUA, os fundadores, os puritanos, que eram cristãos expulsos da Inglaterra poque estavam se tornando maioria no Parlamento inglês, fizeram amizades com os índios e cultivaram aquela nova terra, os primeiros frutos virou o almoço deles, dando origem ao famoso Thanksgiving day, Dia de agradecer à Deus pelas bençãos recebidas. Se bem que agradecer à Deus são todos os dias. Mas seria legal um dia para celebrarmos isso. Houve um massacre de índios na expansão pro Oeste dos EUA.
Segundo Bartolomeu Villas Boas, historiador espanhol, os índios astecas, viram os espanhóis descerem dos navios de cavalos. Acharam que eram deuses, dando, o que lhes eram mais valioso como: cocares e penduricalhos feitos à mão. Só que os espanhóis, que eram cristãos, estavam de olho no ouro dos astecas, aproveitaram a guarda baixa, mataram os astecas, inclusive mulheres grávidas. Ávidos por ouro. Assim foi a à colonização da América latina, colônia de exploração.
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". Mateus 6:24
Segundo alguns historiadores daqui mesmo, ES, dizem-se que a capital Vitória do Espírito Santo é bonito e romântico, mas, não é verdadeiro. A verdade é que os Portugueses batalharam com os índios daqui, na pedra do penedo, e os portugueses venceram, alguém gritou: Vitória, e esse passou à ser o nome da capital do ES. Esse evento está registrado na Prefeitura de Vitória.
Na Nova Zelândia, trabalhei lá como boia-fria, Há algumas coisas que me chamaram à atenção:
- Todos os prédios públicos têm seus nomes escritos em inglês e também em maori( Língua dos índios).
- O salário mínimo é maior pra quem trabalha no campo, do que para trabalhador de cidade grande.
- A economia daquele país, a maioria o que dá mais retorno, é o turismo sustentável e os artesanato indígena.
- Lá é multicultural, cada trabalhador rural tem um pedaço de terra do tamanho de um quarteirão, um carro novo, e uma bonita casa, as cooperativas só recolhem a produção e vendem mundo afora, sem usar fertilizantes. É um país capitalista, não comunista.
2- O Brasil precisa de algumas reformas Uma reforma administrativa, social, previdenciária, penal, agrária, etc. Enfim, uma injeção de Jesus. Quem inventou a reforma agrária foi Deus,
Consagrem o qüinquagésimo ano e proclamem libertação por toda a terra a todos os seus moradores. Este lhes será um ano de jubileu, quando cada um de vocês voltará para a propriedade da sua família e para o seu próprio clã.
O quinquagésimo ano lhes será jubileu; não semeiem e não ceifem o que cresce por si mesmo nem colham das vinhas não podadas.
É jubileu, e lhes será santo; comam apenas o que a terra produzir.
"Nesse ano do jubileu cada um de vocês voltará para a sua propriedade. Levítico 25:10-13
De 50 a 50 anos, havia uma reforma agrária, este é o significado da festa de Pentecostes mencionada em Atos 2. Por essas razões e por outras, sou à favor do MST e contra a invasão de terras indígenas, são todos pobres coitados que precisam do Evangelho como nós.
3- Reforma penal O Brasil precisa de diversas reformas. Mas, acho que a penal é mais urgente. Pois, já fazem mais de 10 anos que os sociólogos preveram que nossos presídios entrariam em colapso. Não adianta baixar a maioridade penal de 18 pra 16 anos. Só vai colocar nossos adolescentes na faculdade do crime mais cedo. O policial arrisca a vida e o juiz tem que soltar por falta de espaço em nossas cadeias, matar não adianta, só deixa a população mais indignada.
Minha sugestão seria acabar com a lei que proíbe o trabalho forçado, colocar a população carcerária pra trabalhar construindo novas malhas ferroviárias e pagarem as vítimas. Isso também evitaria que os caminhoneiros, sobrecarregados, capotassem por aí. E a nossas produções seriam melhor escoadas. Calvino, reformador do Séc. 16, escreveu "todo homem(e mulher) são dignos de trabalho". Qualquer forasteiro que chegasse em Genebra, Calvino arrumava um trabalho pro forasteiro.
Conclusão
Desde o ciclo do açúcar, passando pelo café e o da borracha, sempre fomos uma superpotência agropecuária. Nosso país, desde o começo, foi dependente de tecnologia estrangeira. O único modo de virar esse jogo é através de Jesus e uma boa educação. Que nossos deputados parem de apenas ajustar o salário de juízes e deles mesmos, passem a reformar nossas leis que sejam relevantes para a maioria do povo, não só pra elite financeira, do contrário, não precisamos de tantos deputados e senadores, com seus assessores, todos pagos com dinheiro público. Graça e paz à todas e a todos.
Deixem seus cometários.
Referências
A Bíblia-NVI
Lauriete - Servo de Deus https://youtu.be/cLUQU_ZAGVs
Original Maori haka dance
https://youtu.be/BI851yJUQQw
Maori All Blacks Haka at sold-out BC Place in Vancouver https://youtu.be/vnvI6V-TtLs
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c
Nenhum comentário:
Postar um comentário