No princípio Deus criou os céus e a terra.
Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Disse Deus: "Haja luz", e houve luz.
Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Gênesis 1:1-4
"I examine three strategies for resolving this tension, in increasing order of plausibility. At the end of the paper, I raise and briefly discuss some wider issues for theists enamored with theodicy approaches that emphasize natural orderliness and the stability of laws of nature"(Corabi, J, 2009, p.1). Traduzindo=Eu examino 3 estratégias que resolve esta tensão, uma crescente ordem de plausabilidade.No final do artigo, eu levanto uma breve discussão onde maiores questões são discutidas com os Teístas(eu) enamoram a defesa de Deus e enfatiza a ordem natural e estabilidade das leis da natureza.
"This is another astonishing example of the fact that evolution deniers seem to consider attacks on science popularizing to be genuine intellectual feats as if they had found huge holes in the primary literature that constitutes the core of any respectable science"(Pigliucci, 2001, p.1). Traduzindo= Este é outro exemplo de que a evolução cai por terra pelos frequentes ataques sofridos pela própria ciência popularizando a genuína proeza intelectual em que acha-se buracos enormes nas primeiras literaturas que constituem o ápice de qualquer respeitável ciência.
"Neocreationist productions (this one dressed with the slightly more respectable label of “intelligent design theory” to drive a stake into the perceived perniciousness of modern science, and of biology in particular" Pigliucci, 2001, p.1) Traduzindo=As produções dos novos criacionistas que carregam a nova bandeira um pouco mais respeitável, que é o rótulo de "Teologia(teoria) do desenho inteligente" que levam a um mergulho no perigo percebido na ciência moderna e na biologia em particular.
(Se colocar no Google tradutor, você terá uma tradução literal, a minha tradução é literal, mas também tem alguma interpretação para entendermos melhor)
Introdução
Teoria do design inteligente é mais simples do que a gente pensa. A "Teologia do desenho inteligente contesta a "teoria da evolução" de Darwin que é ensinada nas escolas. A Teologia do desenho inteligente só fala o que nós, teístas, sabemos, fala sobre a perfeição do mundo criado por Deus e de seus habitantes, animais, plantas e seres humanos. Mas, segundo a Biologia, o ser humano não é animal? Eu separo, vocês já saberão por que.
1-Deus criador Deus criou o mundo, o Espirito Santo estava lá E Jesus, que era a palavra que estava lá, no momento da criação.
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela estava com Deus no princípio. João 1:1,2
Com uma simples palavra as coisas vieram á existir ex-nihilo(expressão em Latim que quer dizer"do nada"). Mas com o ser humano foi diferente. Deus pegou barro, fez um boneco, e soprou em suas narinas, e assim Adão passou à ter vida. Sem contar que o ser humano não tem cauda, os animais mamíferos têm. Outra coisa, macaco tem uma habilidade fora do comum para subir em árvore, eu não tenho, o que aconteceu? Desevoluímos? (com sarcasmo).
2- Teísmo e Deísmo Eu sou Teísta, significa que acredito em Deus, e que a oração tem efeitos, e que Deus interfere, se quiser, na história da humanidade. Os Deístas surgiram da necessidade de se explicar porque existe o mal no mundo. Seria, crer no Deus criador, Deus dá um toque e todo Universo passa à funcionar com perfeição, mas Deus não interfere mais na história da humanidade, deixa rolar. Os Deístas são subdivididos em quatro. e o Teísmo em dois subgrupos, discutiremos isto em outro momento. Os Deístas ingleses publicaram um livro defendendo o Deísmo. Em resposta, os Teístas publicaram outro livro nos Estados Unidos da America(EUA), e essa batalha ideológica permanesceu por longas décadas. Quem mais ganharam com isso foram as casas publicadoras dos EUA e Inglaterra. Pois se posicionar Deísta ou Teísta não salva ninguém, o que salva é a nossa crença em Jesus e no plano de Redenção de Deus para nossas vidas eternas. Porém, os Deístas foram abundantemente lidos pela Maçonaria, por isso um de seus símbolos é um compasso e um esquadro, representa o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.Ou seja, talvez, as lojas maçonicas inspiram-se no Deísmo. Não sei, não sou maçom, nem seria porque minha vida é sem segredos. Aliáis maçonaria não é religião, é sim uma sociedade privada, privada, não secreta. Todos sabem que existem.
3- Como Deus se revela? Segundo o teólogo alemão Paul Tillich(in memorian), temos a Revelação Natural de Deus, Deus se revela na perfeição da natureza, e na Revelação Especial de Deus, Deus se revela aos poucos nas páginas da Bíblia, científicamente, segundo o método cartesiano(Descartes) não podemos provar nem desprovar Deus, mas temos muitas evidências que Deus existe, aliáis, é preciso mais fé pra ser ateu do que pra ser cristão. Tipo, uma abelha carrega o pólem de uma uma flor para outra a kilômetros de distância. A abelha combinou com a flor para reproduzir e evoluíram com o mesmo propósito? Quem acendeu o pavio se houve mesmo o big- bang? Sem contar, as reaçõees químicas do corpo, a concepção e como o ser humano se reproduz e nasce. Não precisamos ver Deus para saber que Ele existe, com esse corpo carnal pode acontecer pior do que aconteceu com Daniel quando viu o anjo Gabriel,
"Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo." Daniel 10:7-11
Se aconteceu isso só por ver um anjo, imagine ver Deus. Não vemos Deus, mas o sentimos, como o vento que a gente sente, sabe que existe, mas não o vemos.
Conclusão
Não podemos explicar Deus ou entendê-lo empiricamente. Por isso Deus não é o objeto de nossos estudos nas faculdades e seminários. O objeto de nossos estudos são as intervenções de Deus na história da humanidade.O que nos une é a fé num Deus que desenhou o mundo. É a mesma fé que trás a doce presença do Espirito Santo e nos une. Fazemos a obra de Deus porque o amamos, não para sermos salvos, nos salvar, isso Deus já fez. Rasgar o véu que separava já não mais separa a gente de Deus, basta orar e manter a casa(nós) limpa para o Espírito de Deus morar. Gostaria apenas de deixar uma passagem que Jesus ressucitado aparece para os discípulos
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".João 20:29
Graça e paz à todos e à todas.
Deixem seus comentários.
Referências e sítios eletrônicos
A Bíblia NVI.
Massimo Pigliucci(2001). “Intelligent Design Theory”, BioScience, Volume 51, Issue 5, Pages 411–414. Oxford academics https://doi.org/10.1641/0006-3568(2001)051[0411:IDT]2.0.CO;2
Pr. Lucas - 🎨 Pintor do Mundo (Clipe Oficial MK Music). https://youtu.be/gHg8Ujrfwqk
Marine Friesen - Eu Também (100 Bilhões X) (Clipe Oficial MK Music) So Will I. Versão original Hillsong United "So Will I" https://youtu.be/S5JPycNpbyA
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c
Nenhum comentário:
Postar um comentário