' louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!" Salmos 150:4-6
Introdução
Vou começar nossa reflexão com um breve testemunho: Em Itaparica- Vila Velha- ES - Brasil, fazíamos um culto ás 8 da manhã, tocávamos louvores, e, todo dia, de segunda à sexta, vinha um pássaro que cantava com a gente, sempre no mesmo horário, no ritmo do louvor, complementando o som do teclado e violão, como se fosse uma flauta transversal, ou seja, aquele passarinho louvava a Deus junto com a gente. Por vários motivos, não precisamos prender nenhum bichinho. No caso do pássaro, basta pendurar alguma água que eles vêm. E cantam pra nós. Se tiver uma árvore, melhor ainda. Não se deve prender os bichinhos em gaiolas e matar os gatos por aí, não esqueçam que foram criados por Deus. E Deus gosta de sua criação, como diria o teólogo João Paulo Tavares Zabatiero, "todo mundo criado é sustentado pelo Espírito Santo"(Zabatiero, 2005).
1- O que o louvor não é O Ministério de louvor não é desfile de moda. Não é competição para ver quem se veste melhor. não tem problema em se vestir o melhor para Deus. Mas o foco do louvor é levar a Igreja a louvar à Deus. O louvor também não é concurso para ver quem canta ou toca melhor, o que importa é se dedicar 100%, mesmo que o 100% de seus irmãos e irmãs sejam mais elevados. Também não é concurso de dança. Trataremos mais sobre coreografia no subtítulo à seguir.
2- E sobre o Ministério de coreografia? Sabe-se que o ministério de coreografia é importante porque faz a igreja se movimentar, ilustra o louvor, e adora a Deus através da dança. Mas é bíblico?
Vejamos o que diz a passagem em Êxodo:
"Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro". Êxodo 15:20,21.Após a travessia, do povo israelita, do Mar Vermelho.
E o rei Davi
. "Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração. "2 Samuel 6:14-16
Dançou, alegremente, na presença da Arca—que era a presença de Deus, onde Deus habitara—porque venceu a guerra contra algum vizinho. Portanto, cantar e dançar nas igrejas, como muitos fazem, não é pecado! Alguns que defendem que dançar é pecado, vão as academias definir o corpo. Não seria isto igual ou até pior que dançar?
3- Focar na adoração. Tanto o louvor quanto a coreografia deve ter o mesmo foco: levar a Igreja à adorar à Deus. Sei que todos sabem disso, mas alguns parece que se esquecem. Por isso repito pela 3ª vez. O ministério de louvor e adoração deve levar a igreja à louvar à Deus. E o Ministério de coreografia não tem problema algum se for feito com decência.
Conclusão
Todo ser que respira faz isso pra glorificar à Deus, e a natureza que não respira também, porque o criador fez todo o mundo criado para Sua merecida glória. E a verdadeira adoração move sim o coração de Deus, assim como a oração move o coração de Deus, Deus interfere sim na história da humanidade, temos vários versos bíblicos que falam isso.
Referências e sítios eletrônicos
A Bíblia versão NVI
Zabatiero, J.P.T. Teologia básica. São Paulo: Vida Nova. 2005. pp 1-5.
Penha, C. V. N. da. Nosso Deus é Soberano.[vídeo]. You tube.>https://www.youtube.com/watch?v=zH67NTL_AZs