domingo, 20 de fevereiro de 2022

O louvor a Deus.




louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!" Salmos 150:4-6


Introdução

Vou começar nossa reflexão com um breve testemunho: Em Itaparica- Vila Velha- ES - Brasil, fazíamos um culto ás 8 da manhã, tocávamos louvores, e, todo dia, de segunda à sexta, vinha um pássaro que cantava com a gente, sempre no mesmo horário, no ritmo do louvor, complementando o som do teclado e violão, como se fosse uma flauta transversal, ou seja, aquele passarinho louvava a Deus junto com a gente. Por vários motivos, não precisamos prender nenhum bichinho. No caso do pássaro, basta pendurar alguma água que eles vêm. E cantam pra nós. Se tiver uma árvore, melhor ainda. Não se deve prender os bichinhos em  gaiolas e matar os gatos por aí, não esqueçam que foram criados por Deus. E Deus gosta de sua criação, como diria o teólogo João Paulo Tavares Zabatiero, "todo mundo criado é sustentado pelo Espírito Santo"(Zabatiero, 2005).

1- O que o louvor não é O Ministério de louvor não é desfile de moda. Não é competição para ver quem se veste melhor. não tem problema em se vestir o melhor para Deus. Mas o foco do louvor é levar a Igreja a louvar à Deus. O louvor também não é concurso para ver quem canta ou toca melhor, o que importa é se dedicar 100%, mesmo que o 100%  de seus irmãos e irmãs sejam mais elevados. Também não é concurso de dança. Trataremos mais sobre coreografia no subtítulo à seguir.

2- E sobre o Ministério de coreografia? Sabe-se que o ministério de coreografia é importante porque faz a igreja se movimentar, ilustra o louvor, e adora a Deus através da dança. Mas é bíblico?

Vejamos o que diz a passagem em Êxodo:

 "Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro". Êxodo 15:20,21.Após a travessia, do povo israelita, do Mar Vermelho.

E o rei Davi

. "Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração. "2 Samuel 6:14-16

Dançou, alegremente, na presença da Arca—que era a presença de Deus, onde Deus habitara—porque venceu a guerra contra algum vizinho. Portanto, cantar e dançar nas igrejas, como muitos fazem, não é pecado! Alguns que defendem que  dançar é pecado, vão as academias definir o corpo. Não seria isto igual ou até pior que dançar?

3- Focar na adoração. Tanto o louvor quanto a coreografia deve ter o mesmo foco: levar a Igreja à adorar à Deus. Sei que todos sabem disso, mas alguns parece que se esquecem. Por isso repito pela 3ª vez. O ministério de louvor e adoração deve levar a igreja à louvar à Deus. E o Ministério de coreografia não tem problema algum se for feito com decência.

Conclusão

Todo ser que respira faz isso pra glorificar à Deus, e a natureza que não respira também, porque o criador fez todo o mundo criado para Sua merecida glória. E a verdadeira adoração move sim o coração de Deus, assim como a oração move o coração de Deus, Deus interfere sim na história da humanidade, temos vários versos bíblicos que falam isso.


Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia versão NVI

Zabatiero, J.P.T. Teologia básica. São Paulo: Vida Nova. 2005. pp 1-5.

Penha, C. V. N. da. Nosso Deus é Soberano.[vídeo]. You tube.>https://www.youtube.com/watch?v=zH67NTL_AZs

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Pietismo. O que é?

                                            Algum Estudos bíblicos Pietistas

                                                             Nicolay Ludwig um líder pietista.


"Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18:20

 A definição de Pietismo segundo dicionário:

  1. movimento de renovação da fé cristã que surgiu na Igreja luterana alemã em fins do séc. XVII, defendendo a primazia do sentimento e do misticismo na experiência religiosa, em detrimento da teologia racionalista afirmação da superioridade da fé sobre a razão.

Introdução

  1. Após a guerra dos 30 anos, de modo que grande parte da população sofria, pois não tinham a menor chance de sobreviver. Como acontece, ás vezes, na população ribeirinha onde grande parte dos habitantes têm bastante peixe pra pescar, mas não têm dinheiro para comprar o anzol, onde as pessoas, inclusive crianças, vivem á beira do colapso. Na Alemanha daquela época pós- guerra era pior.
  2. Neste contexto surgiu o Pietismo, Jacob Spener começou o movimento com sua obra chamada "Pia Desideria" em Português " Desejos Piedosos".

  3. 1- No que consistia o Pietismo Talvez uma das maiores características do Pietismo era formar grupos de estudos da Bíblia, de onde se herdou os Pequenos grupos ou células.. Quase a mesma coisa. Mas o Pietismo tinha um problema: Mulheres podiam assistir as reuniões, mas não podiam falar e dar suas opiniões.( minha teoria é que isso era  uma espécie de proteção, porque as igrejas jogavam na fogueira pessoas vivas, as pessoas que tivessem uma opinião diferente das Igrejas. Aconteceu com Tyndale na Inglaterra, e com Miguel Cerveró, em Genebra, com o aval de João Calvino, uns dos grandes reformadores.). Quase na mesma época.

  4. 2- Uma Igreja dentro de uma Igreja  Costumava-se dizer que o Pietismo era uma Igreja dentro de outra igreja porque um grupo de féis em Cristo, estudavam-se a bíblia separadamente de toda a igreja, na verdade não o era, era a solução se a igreja fosse muito numerosa e o Pastor não tinha como cuidar de todos. Os Pequenos grupos é a solução para um cuidar do outro nas igrejas.

  5. 3- Pietismo não era contra a ciência Pelo contrário. Apesar de o Pietismo valorizar muito a experiência com Deus, os líderes pietistas davam valor também a ciência. Prova disso são que fundaram muitas escolas e faculdades, por exemplo, a Universidade de Halle na Alemanha. Hoje uma grande fonte de conhecimento na Alemanha.
  6. .
  7. Um de seus famosos líderes, conde Von Zinzendorf, arrumou uma caixinha da doações para alimentar os estudantes mais pobres.

  8. E o Pietismo influenciou o Pastor inglês, era Anglicano, John Wesley, como se sabe, pai da Igreja Metodista que, por sua vez influenciou o Pentecostalismo brasileiro e o Norte-Americano. John Wesley viu que alguns Pietistas enfrentando uma tempestade em alto-mar, com o barco prestes à afundar, Apenas orando, e isso tocou John Wesley. Von Zinzendorf debateu com John Wesley acerca da Predestinação, numa Casa da Ordem dos advogados, na Alemanha. John Wesley terminou dizendo "deixe-me refletir acerca de seus argumentos."

Conclusão

O Pietismo foi e ainda é influente em nossas igrejas, pelo menos no que tange a dimensão de que todas tarefas é dada por Deus e devem serem feitas com excelência. Se for para coordenar, que seja com excelência, se for alguma limpeza, que seja o melhor possível, se for fazer e consertar sapatos, que seja feito com excelência, tudo que fizer para seu irmão, seja feito como se fosse pare Deus. A bíblia nos exorta.

"Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu." Mateus 18:18

Graça e paz a todas e a todos. Deixem seus comentários.

Referências


A Bíblia NVI


Dicionário Google. Definições. Acesso em :13-02-2022>

  1. https://www.google.com/search?q=pietismo&source=lmns&bih=617&biw=1366&rlz=1C1FCXM_pt-BRBR931BR931&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj_hvqLqf31AhXrNLkGHaJGB0EQ_AUoAHoECAEQAA



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

As ovelhas do Senhor Jesus.

 




"Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros"." João 21:15

"Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas." João 21:16,17

Introdução

Jesus glorificado e ressuscitado aparece e conversa com os discípulos, e faz um pedido especial a Pedro. Era pra Pedro cuidar de Sua Igreja em sua totalidade. Jesus estava muito preocupado com suas ovelhas. Tanto que fez o pedido 3 vezes. Por esse motivos, sou contra pastores adquirirem cargos públicos. Mas sou a favor de algum membro seja contemplado com algum cargo público.

1-Penso que Pastor não deve ter cargo público na política Creio que pastores não devem assumir cargos políticos. Porque pastor ou padres zelosos " já faz bastante coisa nas igrejas ' tem que cobrar o escanteio e cabecear pro gol" cuidar, aconselhar, visitar, pregar, ensinar, etc. Aproveitando para escrever, pastores também devem ser cuidado pela Igreja.

2- Ou o pastoreio ou o cargo público será prejudicados Ou o pastor cuida do cargo erradamente( como já acontece com os deputados e senadores). Ou o pastor deixará as ovelhas de Senhor Jesus serão deixadas meio desamparadas. Os dois não são bons.

Porque a Bíblia nos exorta a darmos o melhor de nós qualquer que seja a tarefa que nos é dada. Já é um privilégio cuidar das ovelhas de Jesus.

 "mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10:26,27

2- Nada contra um membro ir trabalhar na política Pelo contrário, sou a favor dos membros fazerem um bom trabalho, sendo luz e serem orientados pelo pastor. O código de ética cristã é mais elevado, pelo menos deveriam ter. Não gosto de como atuam os pastores como: Marcos Feliciano, Marcelo Crivela e o pastor que recebeu dinheiro para interferir no debates políticos.

3- Pra mim só de usar o título de pastor, já fico ligado Não tem meu voto, porque o pastor conseguiu popularidade pregando o Evangelho de Cristo, que eu saiba Jesus não é candidato, Jesus já reina, como um grande rei sobre os fiéis a Ele.

Conclusão

O que é melhor, um cargo político, ou pastorear as ovelhas de SENHOR Jesus? Definidamente as ovelhas do Senhor Jesus. Tratar das ovelhas do Senhor são poucos que fazem com zelo. E que amam a Jesus.

Pra que mais de 500 deputados se eles não fazem projetos que realmente beneficiam a sociedade que vivemos? Creio que deveriam haver mais fiéis em Cristo, que não sejam pastores, para refletir a luz de Jesus no âmbito da política também. Graça e paz à todas e a todos. (deixem seus comentários).

Referências

A Bíblia- NVI.

Hinário Adventista. Eram cem ovelhas. Acesso em :07-10-1975> https://www.youtube.com/watch?v=LelPJzfcjZM


Predestinação e Livre arbítrio.

  ³⁰ E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:30 ¹³ mas aq...