A guerra cívil norte-americana foi também uma guerra político-religiosa. O pessoal do norte eram mais liberais. As pessoas do sul eram mais conservadores, eram fazendeiros e a economia da região sul era baseada na escravidão.
Houve uma separação inclusive nas igrejas, principalmente entre os Batistas, Presbiterianos, e Metodistas.
As pessoas do norte eram mais industrializados e a favor da liberdade dos escravos o pessoal do sul queria manter a escravidão.
1- Assim ocorreu a guerra. O pessoal do norte(chamados de 'yankees e o pessoal do sul chamados 'confederados'') . O norte ganhou á guerra e a escravatura acabou no mundo. O amor aos escravos negros venceu. O Brasil foi o último país do mundo à libertar os escravos. Por pressão de países poderosos na época e que eram os maiores consumidores de nossos produtos agrícolas.
2- Na época que o apóstolo Paulo escreveu sobre escravo na carta a "Filemon" ,e outras mais, porque no mundo antigo, mesmo antes de Cristo, a Escravidão era o sistema económico de todas as nações, na época da guerra civil americana, o sistema era o Mercantilismo que perdurava na época. E os países já tinham condições de pagar salários.
3- Martin Luther King Júnior fora pastor batista, sociólogo, que após iniciar uma marcha, protegendo o direito dos negros nos EUA(o estopim para a marcha fora uma mulher negra tendo que se levantar do assento, no ônibus, para uma pessoa de raça branca se sentar), se tornou presidente do país e fora assassinado logo em seguida.
conclusão
Por que os fiéis da igreja são tão bons em discutir teologia sobre vários assuntos e não conseguem interpretar um Mandamento tão básico como"não mataras" .
Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.
"Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
"Não matarás.
"Não adulterarás.
"Não furtarás.
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
"Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade; nem seu servo ou serva; nem seu boi ou jumento; nem coisa alguma que lhe pertença". Deuteronômio 5:15-21
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Mateus 22:37-39
Ou seja, não deseje a teu próximo o que não deseja a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário