⁵ Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:5
Introdução
Ἰησοῦς (Iēsous) = Jesus. A bíblia contém várias profecias, algumas já se cumpriram, outras hão de se cumprir. Isaías preveu a vinda de Cristo e suas implicações sobre a humanidade que Sua morte e ressurreição trairiam, como no verso bíblico supracitado. Uma dessas profecias sobre a vinda de Cristo já se cumpriu. Outras que hão se cumprir. Como a aliança multilateral que Deus fez com Abraão e atingiu toda humanidade porque somos co-herdeiros e filhos de Abraão" Seus descendentes serão incontáveis como as estrelas do céu e os grãos de areia do mar" e o que foi cumpridos porque Cristo nos tornou co-herdeiros e filhos de Deus e Abraão send filhos salvos.
Deus também fez uma aliança Unilateral com Davi, "...Seu trono subsistirá por toda eternidade...", ou seja, essa profecia começou com a vinda de Cristo onde seu reinado já se iniciou, e não tem fim, pois durará por toda a eternidade.
1. A estátua de Daniel. ¹ No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve sonhos; sua mente ficou tão perturbada que ele não conseguia dormir.
² Por isso o rei convocou os magos, os encantadores, os feiticeiros e os astrólogos para que lhe dissessem o que ele havia sonhado. Quando eles vieram e se apresentaram ao rei,
³ ele lhes disse: "Tive um sonho que me perturba e quero saber o que significa".
⁴ Então os astrólogos responderam em aramaico ao rei: "Ó rei, vive para sempre! Conta o sonho aos teus servos, e nós o interpretaremos".
⁵ O rei respondeu aos astrólogos: "Esta é a minha decisão: Se vocês não me disserem qual foi o meu sonho e não o interpretarem, farei que vocês sejam cortados em pedaços e que as suas casas se tornem montes de entulho.
⁶ Mas, se me revelarem o sonho e o interpretarem, eu lhes darei presentes e recompensas e grandes honrarias. Por isso, revelem-me o sonho e a sua interpretação".
⁷ Mas eles tornaram a dizer: "Conte o rei o sonho a seus servos, e nós o interpretaremos".
⁸ Então o rei respondeu: "Já descobri que vocês estão tentando ganhar tempo, pois sabem da minha decisão.
⁹ Se não me contarem o sonho, todos vocês receberão a mesma sentença; pois vocês combinaram enganar-me com mentiras, esperando que a situação mudasse. Contem-me o sonho, e saberei que vocês são capazes de interpretá-lo para mim".
¹⁰ Os astrólogos responderam ao rei: "Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou astrólogo.
¹¹ O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais".
¹² Isso deixou o rei tão irritado e furioso que ele ordenou a execução de todos os sábios da Babilônia.
¹³ E assim foi emitido o decreto para que fossem mortos os sábios; os encarregados saíram à procura de Daniel e dos seus amigos, para que também fossem mortos.
¹⁴ Arioque, o comandante da guarda do rei, já se preparava para matar os sábios da Babilônia, quando Daniel dirigiu-se a ele com sabedoria e bom senso.
¹⁵ Ele perguntou ao oficial do rei: "Por que o rei emitiu um decreto tão severo? " Arioque explicou o motivo a Daniel.
¹⁶ Diante disso, Daniel foi pedir ao rei que lhe desse um prazo, e ele daria a interpretação.
¹⁷ Daniel voltou para casa, contou o problema aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias,
¹⁸ e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executados com os outros sábios da Babilônia.
¹⁹ Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus
²⁰ e disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.
²¹ Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.
²² Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele.
²³ Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei".
²⁴ Então Daniel foi falar com Arioque, a quem o rei tinha nomeado para executar os sábios da Babilônia, e lhe disse: "Não execute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretarei para ele o sonho que teve".
²⁵ Imediatamente Arioque levou Daniel ao rei e disse: "Encontrei um homem entre os exilados de Judá que pode dizer ao rei o significado do sonho".
²⁶ O rei perguntou a Daniel, também chamado Beltessazar: "Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo? "
²⁷ Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou,
²⁸ mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:
²⁹ "Quando estavas deitado, ó rei, tua mente se voltou para as coisas futuras, e aquele que revela os mistérios te mostrou o que vai acontecer.
³⁰ Quanto a mim, esse mistério não me foi revelado porque eu tenha mais sabedoria do que os outros homens, mas para que tu ó rei, saibas a interpretação e entendas o que passou pela tua mente.
³¹ "Tu olhaste, ó rei, e diante de ti estava uma grande estátua: uma estátua enorme, impressionante, e sua aparência era terrível.
³² A cabeça da estátua era feita de ouro puro, o peito e o braço eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze,
³³ as pernas eram de ferro, e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro.
³⁴ Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou.
³⁵ Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda.
³⁶ "Foi esse o sonho, e nós o interpretaremos para o rei.
³⁷ Tu, ó rei, és rei de reis. O Deus dos céus te tem dado domínio, poder, força e glória;
³⁸ nas tuas mãos ele colocou a humanidade, os animais selvagens e as aves do céu. Onde quer que vivam, ele fez de ti o governante deles todos. Tu és a cabeça de ouro.
³⁹ "Depois de ti surgirá um outro reino, inferior ao teu. Em seguida surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará sobre toda a terra.
⁴⁰ Finalmente, haverá um quarto reino, forte como o ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro a tudo despedaça, também ele destruirá e quebrará todos os outros.
⁴¹ Como viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro. Isso quer dizer que esse será um reino dividido, mas ainda assim terá um pouco da força do ferro, embora tenhas visto ferro misturado com barro.
⁴² Assim como os dedos eram em parte de ferro e em parte de barro, também esse reino será em parte forte e em parte frágil.
⁴³ E, como viste, o ferro estava misturado com o barro. Isso quer dizer que se procurará fazer alianças políticas por meio de casamentos, mas essa união não se firmará, assim como o ferro não se mistura com o barro.
⁴⁴ "Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.
⁴⁵ Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. "O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel".
⁴⁶ Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso.
⁴⁷ O rei disse a Daniel: "Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério". Daniel 2:1-47
Essa profecia do sonho de Nabucodonosor realmente já aconteceu ou está próxima de se completar.
A cabeça de ouro era o reino da Babilônia que dominou na antiguidade até cair e dar lugar a Pérsia, que caiu e o reinado da Grécia se iniciou até o império romano cair. Alguns teólogos afirmam que os pés de barro e ferro seria Roma que ainda não caiu, apesar de ter sido tomada pelos bárbaros, sua cultura permanece até hoje como os tribunais, os ideais de Democracia, os jogos olímpicos, a filosofia greco-romana, as línguas ocidentais que têm como raiz o Grego e o Latim, as notações musicais, etc. Em suma, a mente do mundo moderno é derivada dos impérios greco-romanos e se forem representada pelos Estados Unidos, estamos testemunhando sua queda o logo Jesus voltará.
2. O Livro de Apocalipse. Acho que todo o livro de Apocalipse está repleto de profecias, mas como foi escrito de um modo deveras simbólico, não conjecturarei nada, apenas que as 7 igrejas as quais Jesus mencionou mudaram em atitudes após as repreensões de Jesus. Menos a igreja de Filadélfia.
3. A melhor previsão. A melhor previsão bíblica trata-se da 2ª vinda de Jesus na terra, não mais como um cordeiro, mas como um leão, e que vigiemos e oremos para Jesus nos encontrar com vestes brancas, dignos de passar pelo tribunal de Deus com facilidade e sermos salvos.
⁷ Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.
⁸ Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".
⁹ Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.
¹⁰ E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,
¹¹ que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir" Atos 1:7-11
²⁰ Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus! Apocalipse 22:20
Conclusão
As alianças e profecias bíblicas sempre são cumpridas por Deus, Deus não pede votos, propósitos ou promessas— todas as 3 têm o mesmo signficado— mas, se fizer, cumpra, pois Deus cumprirá a parte dele. As profecias do sonho de Nabucodonosor foram cumpridas, assim como José, filho de Israel interpretou corretamente o sonho do Faraó do Egito, a superpotência da época. Não citados nestre texto. O livro de Apocalipse está repleto de profecias como a descida de Nova Jerusalém e a 2ª vinda de Jesus, que é a mais sublime das profecias. Graça e paz à todas e todos.
Comentem para crticar, discordar, concordar, corrigir, complementar, etc. Seu comentário é bem-vindo.
Referências
A Bíblia- NVI
Bible Hub (n.d.). Matthew 3:15. https://biblehub.com/strongs/matthew/3-15.htm
Fruto do Espírito | Minha Vida é uma Viagem | VOLUME 7 (Desenho Infantil). https://youtu.be/7kaCiwwxUaQ?list=RD7kaCiwwxUaQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário