segunda-feira, 21 de julho de 2025

Libertação

 




⁴ Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão. Gálatas 2:4

Introdução

ἐλευθερίαν (eleutherian) = Liberdade [Grego koinê ou koiné] Tanto faz. Era o Grego simples falado na época de Jesus.

    Na antiguidade, havia 2 escolas principais de interpretação bíblica. A Escola de Antioquia (mais usada pela Igreja católica, e tinha uma interpretação mais literal da Bíblia, não é coincidência que a Igreja católica detém uma das melhores traduções bíblicas, A Bíblia de Jerusalém, e seguem uma linha de interpretação de Tomás de Aquino, que são obras muito importante para os católicos. Em contrapartida, tivemos a Escola de Alexandria, onde a interpretação é mais alegórica, parecidas com as parábolas de Jesus e Agostinho de Hipona, este último—conhecido pelos católicos como Santo Agostinho. As 2 interpretações são legítimas— quando são inpiradas pelo Espírito Santo de Deus, mas os evangélicos e protestantes(têm diferença, mas não é o foco deste texto, em outro texto eu explico para fins didáticos) preferem a interpretação alegórica, repito, se forem iluminadas pelo Espírito Santo de Deus.

1. As alegorias de Agostinho de Hipona. Aquele louvor- interpretado em português por Aline Barros— ... "como uma flecha que acerta o alvo...", provavelmente foi do pensamento do teólogo africano, Agostinho de Hipona- que esse hino missionário foi inspirado. Para Agostinho, o flecheiro é Deus Pai, nós somos as flechas e o alvo é Cristo, nossa caminhada como cristão nos remetem à Jesus. Essa é uma das alegorias que o teólogo da antiguidade, Agostinho, escreveu.

2. O próprio versículo principal em vermelho. É um exemplo de alegoria, pois, nesta carta, o contexto é que os cristãos - judeus, queriam circuncidar todos os cristãos e Paulo defendeu que isto é um costume da tradição judaica, e que não deveriam os cristãos se circuncidar, vivemos a época da graça, não da lei; e que a verdadeira circuncisão era feita no coração, de forma alegórica, não literal, porque a circunsição do coração literal não faz sentido, só alegórica.

¹³ e os sujeitaram a cruel escravidão.

¹⁴ Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão. Êxodo 1:13,14

3. Dois tipos de Libertação. Deus libertou o povo israelita dos Egípcios.(só viram judeus raça pura quando as 10 tribos de Israel caíram nas mãos dos assírios e quem não foi morto, misturou-se com os povos vizinhos, só sobrou o Reino do Sul, com 2 tribos, Benjamim e Judá, por isso os judeus não gostavam dos samaritanos, eram os  israelitas misturados com povos vizinhos, mas, Jesus acabou com essa hipocrisia dos Judeus raça pura). E Jesus era da tribo de Judá.

 ⁹ A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? " ( Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )  João 4:9

Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Lucas 17:16

Parábola

²⁹ E quem é o meu próximo?

³⁰ E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

³¹ E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o,passou de largo.

³² E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.

³³ Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

³⁴ E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;

³⁵ E, partindo, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.

³⁶ Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

³⁷ E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e fazes o mesmoLucas 10:29-37

A parábola de Jesus se auto-explica. O outro tipo de Libertação, orquestrada por Deus é Jesus sofrer por nós, pecadores. Há pessoas que acreditam que tem liberdade de beber muito, fumar, usar drogas ilegais, ou seja, pecar em geral. Mas, a verdadeira liberdade está em ser servo de Cristo e ser livre do pecado mortal e da morte. Isso sim é liberdade.

Conclusão

Podemos interpretar a Bíblia de forma literal ou alegórica desde de que se seja iluminado pelo Santo Espírito. A tradição é boa, mas o Tradicionalismo deve ser revisto e ver se ainda faz sentido para Deus. Deus Pai, por intermédio de Jesus pode te libertar da morte e dos pecados mortais. Jesus já pagou o preço, e Deus já decretou a morte da morte. Graça e paz à todas e todos.

Deixem seu comentários

Referências

A Bíblia-NVI-ARC

BibleHub (n.d). Exodus. 

Aline Barros - Sonda-me, Usa-me (Clipe Oficial MK Music). https://youtu.be/zUOaDzTmpNA?list=RDzUOaDzTmpNA

Cassiane - Hino da Vitória (Clipe Oficial MK Music). https://youtu.be/cWA81k-7kp0?list=RDcWA81k-7kp0



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Cruz de Cristo

  ¹⁶ "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito , para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ...