²⁵ Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. Juízes 21:25
⁴ Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
⁵ E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações".
⁶ Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.
⁷ E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.
⁸ Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você. 1 Samuel 8:4-8
Introdução
מֶ֛לֶךְ (me·leḵ) = rei em hebraico antigo. Deus não queria um rei para Israel, ele seria o Rei, mas Israel foi desobediente à Deus e o profeta Samuel—à mando de Deus — ungiu Saul rei de Israel, que depois ficou com um espírito ruim e perseguiu Davi, aquele que venceu Golias. Mas, o rei Saul morreu em batalha e Deus mandou Samuel ungir o Davizinho Rei, que unificou as 12 tribos e Israel virou uma só nação. Depois de Salomão, se separou, mas isto é outra história.
1. Não concordo. Que pastor ou padre exerça um cargo político. Outro membro pode fazer isso e ter uma direção dada pelo líder religioso, mas sou à favor que o sálario do líder religioso se equipare ao de um congressista, pois, o líder religioso faz muito mais coisas enquanto um congressista que têm uma série de privilégios: trabalham pouco, tem casa e carros pagos com dinheiro público, 3 acessores, passagens de avião pros parlamentares e suas esposas, verba para prefeitos e governadores que são projetos superfaturados ou roubados. O líder religioso tem que escolher. Ou pastoreia(que é um privilégio dado por Jesus) ou exercer o cargo público com amor, os 2 não dá. Hão de se focar em um e negligenciar o outro.
¹⁴ Façam tudo com amor. 1 Coríntios 16:14
Tudo é tudo mesmo, não só as atividades nas igrejas, mas sapatos, construções, lavar louça, cargos públicos, etc.
¹⁵ Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
¹⁶ Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
¹⁷ Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:15-17
Se isso não fosse tão importante, Jesus não teria perguntado 3x à Pedro. É um privilégio pastorear as ovelhas de Jesus. O cargo público pode ser de algum membro zeloso da igreja.
2. Título. Este título" Religião e política, sim. Igreja e Estado, não." reflete a minha concordância com Paul Parsons, teólogo estadunidensse que vive no Brasil, escreveu um livro muito bom, sob esse mesmo título. A tese central seria que misturar Igreja com o estado não é bom. Isso já aconteceu quando o imperador romano Constantino tornou a Igreja do Senhor Jesus em estatal: O Sacro Império Romano que perdurou até o Iluminismo. Resultou em um monstro de 2 cabeças onde, ora a Igreja mandava, ora os príncipes e reis europeus mandavam, o Evangelho foi muito distorcido até a Reforma Protestante onde surgiu a Anglicana, a Luterana, a Batista, enfim, todas igrejas históricas protestantes e evangélicas. Que culminou na Contra-Reforma Católica, que era a intenção de Lutero.
3. Luz do mundo. Sim, os fiéis em Cristo devem brilhar num lugar cheio de trevas que é os 3 poderes da nossa nação.
¹³ "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
¹⁴ "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
¹⁵ E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Mateus 5:13-15
Não deixemos que o Sal da Terra perca seu sabor no Congresso. E que a luz de Cristo que reflete em nós ilumine as trevas no mundo.
Conclusão
Devemos fazer tudo com amor, mas cuidar das ovelhas de Jesus é mais importante. Deve-se manter a separação entre igreja e estado. Mas como fiéis em Cristo devemos participar da vida política da nação, estados e municípios. Mas se um líder religioso quer se eleger, não se deve usar o título religioso pra se eleger, Deus é quem escolhe os líderes governamentais como está escrito em Romanos 13. Sejam luz. Graça e paz à todos e todas(não necessariamente nesta ordem.)
Deixem seus comentários sejam para discordar, acresentar, etc.
Referências
A Bíblia-NVI
Biblehub(n.d.). 1 Samuel. https://biblehub.com/strongs/1_samuel/8-5.htm
Luz do Mundo Fernandinho DVD Galileu Ao Vivo. https://youtu.be/T25x3oGD16A
Nenhum comentário:
Postar um comentário