domingo, 30 de março de 2025

Deus Criador

 





1 No princípio Deus criou os céus e a terra.

2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Gênesis 1: 1-3

Introdução

Com a razão de nos ensinar sobre Deus e Sua Vontade, as Sagradas Escrituras tem nos ensinado a genuína piedade e virtude, sua providência, graça e justiça.

Nos 3 versos supracitados, podemos perceber as 3 pessoas da Trindade. Deus Criador; o Espírito Santo e Jesus, Deus Filho. Disse Deus... Aqui estava Jesus. Na Palavra Atuante, com atitude, o Logos divino.

1. O mundo estava um caos. Daí Deus (אלהיםElohim) pôs ordem no caos do nada =(Latim ex-nihilo).

e usou Jesus, que é o Λόγος (Logos) = palavra criadora, para isso. Deus Pai usou Jesus para criar.

Só para anotar, já que o Cristianismo não quer fazer inimigos, mas a Verdade tem ser dita, a palavra  אלהAlah, tem um significado plural, o que acaba com o argumento dos muçulmanos de que os cristãos não adoram um Deus único. Adoramos um Deus triúnico, é mesmo que pensar num quadrado redondo. Tem certas coisas de Deus sobre sua essência que não buscamos entender. Por isso, o objeto de nossos estudos teológicos não são a essência de Deus, mas "as intervenções divinas na história humana". Ex: Morte e Ressurreição de Cristo em nosso favor.

2. A Terra era ser forma e vazia. E só existia trevas caos. Com uma palavra(Jesus). Deus botou ordem, iluminou e decorou. Chamamos isso de  Design inteligente. Vemos Deus nas maravilhas da natureza.

3. E no sétimo dia, descansou. Para mostrar aos humanos que trabalhar 7 dias não é bom. Você e eu não vamos enriquecer mais, o mundo não vai parar de girar, só iremos acumular cansaço e no próxima semana, vamos diminuir a produtividade.

4 Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.

5 Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.

6 Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas".

7 Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi.

8 Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.

9 E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca". E assim foi.

10 À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

11 Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi.

12 A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

13 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.

14 Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi.

16 Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,

18 governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.

19 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.

20 Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu".

21 Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra".

23 Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.

24 E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi.

25 Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

29 Disse Deus: "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.

30 E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão". E assim foi.

31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Gênesis 1: 4-3,

Conclusão

A Trindade estava junta no momento da criação. Tudo o que Deus criou na momento da criação é também conhecida por Design Inteligente. Sejam como Deus, dêm mais valor ao que dizem cumprindo o que dizem, ou não digam, para o cristão é "sim, sim não, não", está escrito no Novo Testamento. Graça e paz à todas e todos.

Comentários são bem-vindos.

Referências

A Bíblia- NVI

Biblehub (n.d). John 1: 1-3. https://biblehub.com/strongs/john/1-1.htm

Pr. Lucas - 🎨 Pintor do Mundo (Clipe Oficial MK Music). https://youtu.be/gHg8Ujrfwqk




O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fruto do Espírito

  ²² Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, ²³ mansidão e domínio próprio. Contra essas ...