segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasil(Batista tradicional)

 


17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

18 Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.

19 Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Tiago 2:17-19.


INTRODUÇÃO(copiada do site da CBB)

Os discípulos de Jesus Cristo que vieram a ser designados pelo nome batista se caracterizavam pela sua fidelidade às Escrituras e por isso só recebiam em suas comunidades, como membros atuantes, pessoas convertidas pelo Espírito Santo de Deus. Somente essas pessoas eram por eles batizadas e não reconheciam como válido o batismo administrado na infância por qualquer grupo cristão, pois, para eles, crianças recém-nascidas não podiam ter consciência de pecado, regeneração, fé e salvação. Para adotarem essas posições eles estavam bem fundamentados nos Evangelhos e nos demais livros do Novo Testamento. A mesma fundamentação tinham todas as outras doutrinas que professavam. Mas sua exigência de batismo só de convertidos é que mais chamou a atenção do povo e das autoridades, daí derivando a designação “batista” que muitos supõem ser uma forma simplificada de “anabatista”, “aquele que batiza de novo”.

A designação surgiu no século 17, mas aqueles discípulos de Jesus Cristo estavam espiritualmente ligados a todos os que, através dos séculos, procuraram permanecer fiéis aos ensinamentos das Escrituras, repudiando, mesmo com risco da própria vida, os acréscimos e corrupções de origem humana.

Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:

1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.

2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.

3º) A separação entre igreja e Estado. ( Religião e política sim; Igreja e estado, não)

4º) A absoluta liberdade de consciência. ( a salvação é individual).

5º) A responsabilidade individual diante de Deus. ( acima)

6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas. (as igrejas salvam porque Tiago escreveu que a fé sem obras é morta e nos reunimos como igreja, além de adorar à Deus, para fazer as obras(CBB, n.d).

1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta. A maioria das denominações cristãs faz isso, mas algumas guardam o Tradicionalismo mais importante que as escrituras sacras. Em contrapartida temos a Tradição,  que é boa, faz sentido e deve ser mantida.

2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas. A grade maioria usa o modo de gestão episcopal onde a organização responde as suas cadeias de comando como no exército. Um exemplo seria a igreja católica onde o papa é a figura principal; os bispos metropolitanos ou regionais; bispos; padres, freiras, monges, coroinhas e membros.
Uma das razões de eu ser Batista é que cada igreja é soberana e indenpenedente. A igreja é soberana e se decide os rumos da igreja através do voto.
Outra coisa é que a igreja batista tem a melhor doutrina pra mim, e tem foco em missões,  e duas agências missionárias centenárias, Missões mundiais e nacionais. Eu nunca fui Pastor, mas fui consagrado e orado missionário, e sou conduzido pelo Espírito Santo de Deus. Tenho sangue M+, sangue de missionário.

3º) A separação entre igreja e Estado. ( Religião e política sim; Igreja e estado, não). Quaquer membro da igreja pode  pode concorrer a um cargo político, menos o Pastor. Ser Pastor é um privilégio dado por Cristo. As ovelhas precisar de um Pastor, que não seja político, pois ou as ovelhas ficam desamparadas ou o cargo político é feito com relaxo. E está escrito:

Façam tudo com amor. 1 Coríntios 16:14 
(Não só as atividades eclesiásticas)

As ovelhas são tão importante para Jesus, que depois de morto e ressucitado, pediu 3x à Pedro.

15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
16 Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".
17 Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas. João 21:15-17

Um membro pode assumir um cargo público e ser direcionado pelo Pastor, se esse for cheio do Espírito Santo.
Mas, também sou à favor de que os ganhos do Pastor se equipare ao de um congressista, ou abaixar as verbas dada aos congressistas, pois o Pastor zeloso faz muito mais coisas. Cobra o escanteio e ele mesmo cabeceia para o gol(piada gospel).

4º) A absoluta liberdade de consciência. ( a salvação é individual). Além do mais, cada um especula uma coisa que não salva ninguém. O que salva mesmo é a fé no Cristo morto e ressucitado.

5º) A responsabilidade individual diante de Deus. ( a salvação continua individual). Busquem à Deus, em oração talvez, pois existem multiplas formas de se adorar à Deus.

6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas. (as igrejas salvam porque Tiago escreveu que a fé sem obras é morta e nos reunimos como igreja, além de adorar à Deus, para fazer as obras. A igreja não é apenas um clube, mas é também lugar de se adorar à Deus, de comunhão, de compartilhar o pão, de ensino, de se reunir para fazer as obras de bondade, etc.

A palavra do Senhor veio a mim:Jeremias 2:1
A palavra do Senhor veio a mim:Ezequiel 21:18

‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

37 "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’

40 "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

41 "Então ele dirá : ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;

43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.

44 "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’

45 "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a miim deixaram de fazê-lo’. Mateus 25:34-45


Conclusão

Nas confissões de fé dos batistas brasileiros têm mais coisas, mas isto é o básico que se deve saber sobra a igreja batista tradicional. Graça e paz à todas e todos.

Referências
A Bíblia-NVI
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA (n.d) Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasil .  https://convencaobatista.com.br/site/pagina.php?MEN_ID=22
Missões - Lauriete - CANTADO COM LETRA. https://youtu.be/_qqwxn-lwB0


O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...