domingo, 24 de novembro de 2024

A Santa Ceia

 



Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, e sim, cerebrar.

1 Coríntios 11:20

Introdução

κυριακὸν (kyriakon) δεῖπνον (deipnon) = Santa ceia, Ceia do SENHOR. A igreja católica acredita que os elementos da Ceia são verdadeiramente a carne e o sangue de Jesus, elas têm uma câmara especial que guardados nesta câmara especial é a doutrina da Transubstanciação, o problema desta doutrina é que o sacrifício de Cristo se repete toda vez que a Ceia do Senhor é administrada, e Jesus foi sacrificado uma vez só (1 Pedro 3:18), o sacrifício de Cristo foi definitivo, não necessitando mais de nenhuma repetição (Hebreus 7:27; 10:10). A igreja luterana acredita no milagre da cosubstanciação, ou seja, os elementos da Ceia se transformam no Corpo de Cristo no momento que é administrada. Mas Zuínglio— o braço batista da reforma—, assim como eu, entende que a Santa Ceia é uma cerebração, nos traz à memória, o sacrifício de Cristo. E Calvino, que queria que a Ceia fosse cerebrada todos os cultos, pois acreditava na presença espiritual de Cristo na Ceia, doutrina mais aceita e, devo  confessar, acredito assim, pois o Senhor é Onipresente(Conegero, n.d.).

1. Em memória. Temos muitos versos que sustentam a doutrina batista.

24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".

25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 1 Coríntios 11:24, 25

Desconheço outros versos que sustentam as outras doutrinas.

2. Outros ensinamentos. Têm doutrina que usam esse texto como base: 

22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".

23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam.

24 E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

25 Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". Marcos 14: 22-25

Jesus afirma, que para mim é de uma forma simbólica, que realmente não estamos comendo e bebendo do corpo e sangue de Jesus, mas o Mestre Cristo afirma que se trata do fruto da videira, ou seja, vinho. O corpo e o sangue de Cristo—segundo Strongs— pode ser interpretado de forma literal ou figurativa, no grego koiné. Mas eu acredito na forma figurativa, já que Jesus diz no verso 25, que se trata de vinho, que representa o sangue. αἷμά (haima) = sangue., ἀμπέλου (ampelou)= vinho.
Como Jesus ensinava por parábolas e ilustrações, acredito que Jesus é Jesus, sendo Jesus ensinando de forma figurativa.

3. A escola de Antioquia e Alexandria. A antiga escola de Antioquia advogava a interpretação bíblica de forma literal, como o teólogo do início da idade média, Tomás de Aquino, fazia e influenciou a igreja católica; em contrapartida, eu acredito no ensino ilustrativo da escola de Alexandria,  alegórico como Agostinho de Hipona, Jesus, Calvino e uma galera faziam e eu vou na mesma vibe. 
A igreja católica colocou a sua tradição acima da Bíblia, porque a interpretação literal não se sustenta. Mas a Reforma Protestante tornou os fiéis em Cristo bibliocêntricos de novo( Dr. Adriano, P. , Comunicação Pessoal, n.d.).

Conclusão
Eu, como bom batista, acredito que a Santa Ceia é em memória do sacrifício de Cristo, porém, não julgo quem acredita diferente. O julgamento só à Deus pertence. Acredito que Jesus está presente em todas nossas situações, já que Deus é Onipresente, é o que prega a nossa sistemática. Aliáis, Sistemática é um braço da teologia que olha a bíblia como um todo. E a Teologia bíblica tem um olhar mais aproximado do texto bíblico. As duas são legítimas. Graça e paz à todas e todos.
Deixem seus comentários, quero saber como pensam, não ganho nada com isso, só tesouro nos céus.

Referências

ABíblia-NVI

Bible Hub(n.d.). Marcos 14:22-25. https://biblehub.com/strongs/mark/14-25.htm

Conegero, D. (n.d.). O Que é Transubstanciação? O Que é Consubstanciação?. Estilo Adoração. https://estiloadoracao.com/transubstanciacao-e-consubstanciacao/

Renascer Praise - Jesus, O Plano Perfeito. https://youtu.be/OtDvlKRgJrc


O Trabalho Teologia Em Foco Fr De Francis Almeida De Oliveira Está Licenciado Com Uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...