⁶ Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Tiago 3:6
Introdução
Do grego koiné γλῶσσα (glōssa) original e transliterado. Tiago escreve muito claramente o poder destruidor da língua. Palavras ditas sem pensar podem destruir casamentos, amizades e quaisquer outas formas de relacionamentos que possam existir.Certa vez, um irmão fiel em Cristo me falou: " As palavras ditas sem pensar são como pregos na madeira, pode-se pedir perdão e retirar os pregos, mas as marcas ficarão". Portanto, pode-se desculpar as palavras, mas as consequências permanescerão. Do mesmo modo é o pecado. Deus pode perdoá-los, mas a gente lidará com as consequências.
1. Devemos domá-las. Às vezes, falamos além da conta — até com pessoas que amamos—
Minha técnica é fechar a boca por 15 segundos. Depois, sem estar nervoso, liberar as palavras, assim domamos a língua, vejamos como, o apóstolo Tiago—meio irmão de Jesus—, nos exorta à fazer:
² Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
³ Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
⁴ Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
⁵ Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
⁶ Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Tiago 3:2-6
2. Palavras. Deveras, as palavras—mesmo sem a língua literal— podem causar podem causar muitos danos. Tomemos como exemplo, o WhatssApp, Um fenômeno, a gente escreve A, a pessoa entende B, engraçado que baixaria, todos entendem. Aí começa a confusão, a fofoca, as brigas, etc.
Outro fenômeno, a fofoca.
Quando eu estava em idade escolar, brincávamos de "telefone sem fio", a brincadeira consistia em dizer para o 1º aluno uma frase curta, com 3 palavras, em os alunos passavam o recado, um para o próximo, quando chegava no último, este declarava a frase em voz alta, e a frase estava totalmente diferente. Semelhantemente, acontece com a fofoca, mesmo sendo verdadeira, sempre se transforma numa outra coisa. Que, em certas comunidades, uma notícia falsa pode gerar morte. Voltamos a Idade Média?
E o dom de línguas?
Uma certa vez, um pastor pentecostal, me disse, "falo em línguas quando estou, sozinho, orando no quarto", aí sim, eu acredito. Mas não acho esse termo apropiado pentecostal porque esse falar em línguas, no dia de Pentecostes, em Atos 2, foi tipo um milagre,onde Pedro pregava e os ouvintes ouviam o Evangelho na sua própria língua nativa.
Já, o falar em línguas, em Corintios (os corintianos davam trabalho desde aquela época)(piada, só um trocadilho com times de futebol paulista), é um dom, onde o falar em línguas é uma ligação direta com Deus. Acredito no dom, pois está escrito na bíblia, mas Paulo estabelesceu certas regras: ordem no culto, deve-se falar em línguas quando tiver intérprete, se não tiver, é bom que nem fale.
3. Sinais de Avivamento. Podem falar em línguas, curarem, cuspir no chão e sair fogo. Nada disso é sinal de avivamento. Verdadeiro avivamento é a vontade irresístível de se fazer a obra de Deus. Uns 90% é enganação. Por que afirmo isto?
Já fui membro de igreja pentecostal, não tenho nada contra, aliais, se eu não fosse batista, seria, provavelmente assembleiano, não conheço nenhuma Igreja perfeita, as igrejas são feitas de pessoas e pessoas não são perfeitas. Apesar dos pesares. Já morei num projeto missionário da Igreja Batista, tinha um grupo de missionários pentecostais, falavam em línguas, faziam as mais interessantes manifestações espirituais, andavam com uma Bíbliona debaixo do braço, etc. Mas, não liam, 30 segundos após o culto estavam brigando com outro irmão.
Para mim, sinal de avivamento não ´são o dons espirituais, mas sim, o fruto do Espírito listado por Paulo na carta aos Galátas. O Fruto do Espírito é: amor, esperança, mansidão, paciência, fé, etc. E a lista não acaba aí. Pelo fruto se conhece a árvore.
Conclusão
Que neste novo ano, possamos receber o verdadeiro avivamento de Deus, que possamos dar frutos reais e que possamos estar enxertados na videira verdadeira que é Jesus Cristo. Que o Espírito Santo de Deus possam habitá-los e refreiem a língua! Aí está porque Lutero, o teólogo reformador, queria tirar o livro de Tiago do cânon bíblico, o que seria um erro, ainda bem que o Espírito convenceu Lutero do contrário, ou, a reforma protestante seria uma fraude. Para finalizar, Tiago dá uma bela cajadada nas ovelhas do Senhor Jesus ao longo de apenas 5 capítulos.
Graça irresistível e paz à todas e todos.
Deixem seus comentários, para discordar, concordar, acrescentar, perguntar, etc.
Referências
A Bíblia- NVI
GABRIELA ROCHA - EU NAVEGAREI (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU
https://youtu.be/nSvxVCdj_gU