domingo, 8 de outubro de 2023

Logos, pra quê Teologia?




Texto teológico narrado



 



¹ No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

² Ela estava com Deus no princípio.

³ Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. João 1:1-3

Introdução

Λόγος ( Logos) em grego clássico ou koiné) Quer dizer "Palavra". Theo= Deus; - logia=estudo profundo de tudo. Então, pela lógica, Teologia é o estudo de Deus, assim como, Biologia é o estudo da vida. Não é bem assim, Teologia não é o estudo de Deus, Deus não cabe no nosso entendimento, Deus não é objeto de nossos estudos, mas das intervenções divinas na história da humanidade, e a maior dessas intervenções está na pessoa de Jesus Cristo. Embora temos alguns estudos sistemáticos dos atributos de Deus como bondade, justiça, eternidade, etc. Como enxergamos Deus num olhar mais distanciado da Bíblia, isto é papel da Teologia Sistemática. Um olhar mais profundo, de perto, procurando o significado real de cada passagem ou versículo, este é o papel da Teologia bíblica.

1. Pra quê Teologia?  A principal atribuição de um Teólogo é defender a verdade bíblica. Um pastor também é teólogo, mas também administra igreja, constrói, aconselha os membros, ensina, etc. Se não tomar cuidado, pode sofrer a crise do burn out, se for muito zeloso cobrar o escanteio e ele próprio cabecear pro gol. Um teólogo de sacada, como eu, escreve livros, tem mais tempo para observar o mundo à luz da bíblia e o Espirito Santo trás mais insights, e os teólogos profissionais prepara livros e materiais que aliviam os pastores, pois é necessário refletir, e nem sempre os pastores, reverendo, ou padres têm tempo pra isso. Temos os teólogos acadêmicos, que sobem a escada acadêmica, recebem títulos de mestre ou doutor, pesquisam, dão aulas em faculdades, ficam mais na esfera acadêmica.

¹³ Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."      1 Coríntios 13:13

2. O teólogo reflete mais. O teólogo tem amor pelos pastores, e os pastores, por sua vez, têm amor pelas ovelhas. Não se trata de um saber mais que o outro, trata-se de cuidado um para com o outro.

¹³ Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,  Hebreus 3:13

3. Teólogo tem lugar na igreja? Como membro sim, como ministério, depende da igreja. O teólogo teologiza e põe os seus insights em algum livro para que pastores, missionários e padres exercitem na prática o conceito que o teólogo elaborou e sistematizou e o Espírito Santo tratará de levar ao pregador seus próprios Insights sendo que o trabalho do teólogo, pastor e Espírito Santo. é feito em equipe.

Conclusão

O trabalho é grande, sendo que os teólogos refletem sobre a maneira que um trabalho de pregação ou missionário será feito  tendo como guia, o Espírito Santo de Deus. Além do mais, um curso de  Teologia reconhecido pelo MEC tem a  vantagem de um teólogo fazer concursos públicos, serem capelões em Faculdades, quartéis, hospitais, etc. Mas, não precisa ser reconhecido pelo MEC se você^^e não almeja isto, tem vários seminários bons que não querem a intromissão do MEC em suas grades curriculares. Graça e paz à todas e todos.

Referências

A  Bíblia-NVI

Preto no Branco - Ninguém Explica Deus (Ao Vivo) ft. Gabriela Rocha. https://youtu.be/LYsaKn8FRhc




O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.c


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...