Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor.
Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal. Salmos 106:44,45
Essa palavra arrepender-se וַ֝יִּנָּחֵ֗ם, no hebraico antigo, após minha exegese, afirmo que significa "ter pena". "arrepender-se"não está errado, mas o vocábulo em hebraico antigo tem dois significados, pelo contexto, fico com "ter pena".
Introdução
É verdade que Deus intervém na história do ser humano, temos várias citações bíblicas que exemplificam isto que afirmo. tem o verso supracitado e mais um exemplo:
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.
Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.
Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,
lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados. Tiago 5:16-20
E o que considero como a maior intervenção de Deus na história da humanidade foi a vida do Deus filho, foi a morte de Cristo e sua ressurreição, a intervenção divina nos trouxe vida plena e a graça da salvação.
Glossário,
Deísta= Aqueles que acreditam que Deus criou todas as coisas, deu um toque e todo passou à funcionar precisamente, e Deus não intervém mais na história do ser humano, essa maneira de pensar resolve um pouco o problema: Por que Deus permite a maldade?
Teísta(eu)= Acredita que Deus sim, intervém na história da humanidade e toda ordem natural do mundo criado é sustentada pelo Espírito Santo de Deus, já vi várias vezes a mão de Deus operando milagres entre nós.
1. Deísmo e Teísmo Foi uma discussão entre os Deístas ingleses e os Teístas norte-americanos. Um deísta inglês publicavam um livro e os Teístas norte-americanos publicavam outro em resposta. Sabe-se que os Deístas ingleses foram altamente lidos nas lojas maçonicas ao redor do mundo. Quem ganhou mais com essa discussão foram as casas publicadoras nos EUA e no Reino Unido. De fato, se posicionar como Deísta ou Teísta não salva ninguém, O que salva é a fé na graça redentora de Cristo.
2. Religião e religiosidade Tem teólogos que não separa, Eu separo, religião e religiosidade, a religião verdadeira, do latim Religare significa se religar à Deus através do sacrifício de Cristo, que nos fora desconectados de Deus através da queda de Adão. Religiosidade por sua vez são os ritos religiosos que repetimos sem ter razão de ter. Vou dar um exemplo:
Então, sempre que ia pregar, amarrava um gato na porta, e os ratos não apareciam. Mas, passou-se o pregador, passou-se os ratos e os membros da congregação continuavam à amarrar um gato na porta da congregação. À vezes, fazemos isso. Mantemos algumas tradições religiosas que já não tem razão de existir, isso que chamo de religiosidade . Houve uma época em que a tradição tinha mais autoridade que a Bíblia, somente depois da reforma protestante e da contra-reforma católica, as pessoas se tonaram bibliocêntricas novamente.
3. Então Deus ouve as orações dos justos e age. Continuemoa à orar uns pelos outros e pelos nosso governantes, as oraçõs dos justos podem muito em seus efeitos, pode demorar, mas foram ouvidas por Deus, às vezes, rola umma batalha espiritual, mas, a resposta de Deus semlpre vem. Vejamos essa passagem de Daniel,
No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.
Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando.
Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas.
No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu de pé junto à margem do grande rio, o Tigre.
Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.
Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura".
Enquanto ele me dizia isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar.
Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.
Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças.
Ele disse: "Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! " Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: "Fala, meu senhor, visto que me deste forças".
Então ele me disse: "Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês, Daniel 10:1-21
Eu acho que está bem claro que os prícipados da Pérsia e da Grécia eram postestades malignas espiritual que governava regiões do planeta, chamamos de demõnios regionais poderossíssimos, onde, somente, Miguel ascanjo poderia vencer os dois juntos.
Conclusão
Nossas orações sempre são ouvidas por Deus, a resposta pode ser um "não", por que Deus nos connhece desde no ventre de nossas mães, sabe o que é melhor para nós melhor que nós mesmos. Graça e paz à todas e à todos.
Deixem comentários
Referências
A Bíblia-NVI
Bibhub(n.d). Interlinear. https://biblehub.com/interlinear/psalms/106-45.htm
Aline Barros - Poder Pra Salvar (Mighty to Save) [Ao Vivo Em Los Angeles] https://youtu.be/gDH0tT730UA
Nenhum comentário:
Postar um comentário