domingo, 14 de agosto de 2022

Quem eram os quakers?


"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles."Mateus 6:28,29






Introdução

Os quakers eram um interessante grupo cristão, earthquake, em inglês, quer dizer terremoto. Quaker quer dizer tremedores ou chacoalhantes. O culto deles se resumiam na leitura e reflexão da palavra de Deus, depois, sentavam -se em círculo, um deles , de repente se levantava, tremendo, cheio de Espírito Santo e começavam à profetizar.

Em pleno século XXI, ainda não estamos livres das coerções impostas pelo Estado, sejam veladas, como o pagamento de abusivos impostos ou impedimentos no exercício do trabalho, como a proibição de direitos básicos como ir e vir, que ocorrem ainda em vários países, como nosso vizinho do norte na América do Sul.
As reformas religiosas na Europa no século XVI viabilizaram o surgimento de vários grupos cristãos que desafiavam tanto os dogmas do catolicismo quanto as ideias do anglicanismo inglês.
A constituição de um desses grupos, os quakers (ou “sociedade de amigos”) possuiu raízes através das ideias de George Fox em 1647 e o seu propósito estabelecia a consciência individual, e não as escrituras sagradas, como a última autoridade em questões morais, potencializando o exercício da liberdade singular da humanidade. Esse grupo tinha como característica o tratamento entre seus membros de maneira informal, sem títulos, sendo cada pessoa o sacerdote de si mesmo e, não existindo assim, a necessidade de clero ou igrejas.Para eles, Deus era um ser benevolente e permitia a salvação a todos que a procurassem. Os quakers entraram assim, em confronto com outros grupos cristãos reformistas, como os puritanos calvinistas, que pregavam a predestinação como meio para a salvação, e consideravam-se eles mesmos, um grupo de eleitos por Deus para habitar uma nova terra prometida"(André, 2019).

O problema de ser calvinista radical(nem o própio João Calvino era calvinista a esse ponto) é se Deus predestina alguns pra ter a salvação quem não é predestinado só sobra ir pro inferno, não acredito que Deus é assim. Portanto Sou calvinista moderado, que é outro conceito que explicarei em outra oportunidade.

Não é difícil avaliar que conflitos entre esses dois grupos eram corriqueiros, principalmente se considerarmos que viviam em uma época na história da Inglaterra onde a religião estava inserida em uma briga sucessiva do trono.

1-Os quakers sofriam frequentes perseguições pelos anglicanos e católicos, muitos padecendo sob os rótulos de bruxaria que eram estampados em ações contra a sua doutrina libertária, e consequentemente, com constantes punições como execuções e mutilações.

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32

1- Qual é a origem deles? Os quakers tem origem britânica e surgiram no ano de 1652. O criador deste movimento religioso foi George Fox, que se rebelou contra os poderes religiosos e políticos instituídos na Inglaterra, sugerindo uma nova leitura de fé cristã que não seguia convenções. Ele e seus seguidores tinham como objetivo a restauração da fé cristã, que estava há séculos afastada de seus valores originais. Foram contrários às imposições da Igreja Anglicana, que teve predomínio na sociedade inglesa daquela época. 

2- Somente à Deus dai glória Entre suas crenças, os quakers não aceitam organizações clericais e prezam pela simplicidade e ações pacifistas, beneficentes e solidárias. Por apresentarem ideias originais na sociedade absolutista inglesa do século XVII, acabaram sendo perseguidos por Carlos II. Por isso, uma grande parte dos quakers emigrou para os Estados Unidos, onde, liderados por William Penn, criaram a colônia da Pensilvânia em 1681.

3-O que eles criam?  Os quakers acreditam que as pessoas tem a capacidade de sentir a presença de Deus sem nenhum intermediário. Para eles, todos os indivíduos são dotados de uma Luz Interior, que é o Espírito Santo. Ao se converter, o sujeito aceita essa voz. Eles acreditam que a Bíblia seja o testemunho da Palavra de Cristo e, por serem simples, não aprovam gastos supérfluos, títulos de honra, diferenças entre classes sociais e vestes caras. Além disso, prezam por uma sociedade igualitária, sem discriminação entre sexos ou cor de pele. Entre os quakers, as mulheres tinham os mesmo direitos de participar dos cultos que os homens. Por apresentarem estas características, eles foram fortes defensores do feminismo e do abolicionismo.

Conclusão

Os quakers se juntaram a Willian Wilbeforce, e tiveram grande influência na libertação dos escravos no mundo. Willian Wilbeforce estava em conflito consigo mesmo porque deveria ser pastor ou continuar sua carrera política, escolheu ser político e Deus o usou como político, tinha uma cadeira no parlamento inglês, na House of Comons, metade do parlamento inglês era constituído pela House of Commons(pessoas comuns da sociedade), e metade Houses of Lords, a elite social da época(até hoje é assim, muitos deles tinham escravos). Wilbeforce convenceu o Parlamento à abolir a escravatura(Com um dircurso).Tem um filme sobre isto" Amazing Grace," altamente recomendo. Uma das consequencias disso foi a guerra civil Norte-americana. O Norte queria a abolição da escravatura, os estados do Sul não queriam. Houve um racha nas Igrejas, metodistas, presbiterianas, e batistas.O Norte ganhou e os escravos foram libertos. O apóstolo Paulo, quando escreveu à Filêmom, o único sistema econômico que vigorava, era a escratura. Na época de Wilberforce era o Mercantilismo, assim vários países aboliram á escravatura, o Brasil foi o último país à abolir, por pressâo, porque os outros países boicotariam os produtos brasileiros.Hoje, não compro nada que eu saiba que é Chinês, além de cair a qualidade, a China usa mão-de-obra escrava, o que é difícil, pois quase tudo, passa pelas mãos dos Chineses. Graça e paz à todas e à todos.

Referências e sítios eletrônicos

A bíblia- NVI

André, H. (2019). Quakers: os pioneiros nas ideias de liberdade na América. Viagem Lenta. https://viagemlenta.com/quakers-os-pioneiros-nas-ideias-de-liberdade/

Araújo, F.(2015). Quakers. Infoescola. https://www.infoescola.com/religiao/quakers/

Eyshila(n.d.). Terremoto[vídeo]. YouTubehttps://youtu.be/hvPOYPUy13o



Licença Creative Commons
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...