domingo, 28 de agosto de 2022

Sustainabilidade acordo com as Escrituras Sagradas

 


Eu também(Friesen, [n.d.])

"é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." 1 Coríntios 15:44

Introdução

A teologia e a ecologia devem-se andar juntas no que se refere proteção ao mundo criado por Deus. O cristão deve ser modelo para outras nações. O cristão deve ser mordomo do mundo criado por Deus, os recursos naturais têm fim. Eteno só Deus.

 " é possível levantar questões sobre como sensibilizar e desenvolver, por exemplo, uma vida cristã com consciência e sentido de preservação do meio ambiente, a criação de Deus"(Junior, 2011, p.1).

1- O que é sustainabilidade? Essa moderna palavra é o significado de crescimento econômico, ecologia e papel social.

Figura1.1 Este gráfico em Inglês ajuda à entender o conceito.(Desenvolvimento sustentável[n.d.])

Com ajuda de Deus, podemos atingir esse conceito de sustainabilidade. Podemos, se todos fizerem sua parte, alcançar um crescimento econômico com mais igualdade, sem agredir o meio ambiente.

2- Como podemos fazer isto? As pessoas não vão parar de usar carros, mas carros, podemos reduzir seu uso, usando-os só para compras e viajar. Para trabalhar, pode-se usar um carro apenas e dividir o valor da gasolina usada, além do mais, carros elétricos já são uma realidade nos países mais desenvolvidos.

 Reduzir o consumo de carne bovina também é uma boa idéia, pois além de termos nossas florestas derrubadas para virar pasto, a respiração das vacas e bois liberam CO2 no ar.

Plantar uma árvore ao invés de durrubá-las também é uma boa idéia.

3- Podemos fazer isto a luz da Bíblia O teólogo Júlio Paulo Tavares Zabatiero, e eu vou na mesma "vibe", escreveu que "toda ordem natural do mundo é sustentada pelo Espírito Santo de Deus". Portanto, ir contra essa ordem, é ir contra o próprio Deus.
"Permite-me viver para que eu te louve; e que as tuas ordenanças me sustentem." Salmos 119:175
"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;" Romanos 1:20
Conclusão
Deus criou o mundo, com carinho, para usufruirmos e vivamos em harmonia com os animais, se o índios conseguem, os "civilizados" também conseguem. Não é porque almejamos morar no céu com corpo glorificado, que devemos parar de escovar os dentes e cuidar do mundo criado por Deus. Somos chamados para sermos modelos e mordomos de Deus.

Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia- NVI

Junior, J. C. (2011). Espírito e natureza na reflexão Teológica atual. Vida pastoral.                                               https://www.vidapastoral.com.br/artigos/temas-teologicos/espirito-e-natureza-na-reflexao-teologica-atual/

  Desenvolvimento sustentável(n.d.). Sustainable development. University of all People.

                 https://my.uopeople.edu/mod/book/view.php?id=223418

Marine Friesen - Eu Também (100 Bilhões X) (Clipe Oficial MK Music) So Will I. 

                   https://www.youtube.com/watch?v=S5JPycNpbyA

O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.com/.



domingo, 21 de agosto de 2022

As Alianças com Deus

 



"Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o Senhor para sempre"  1 Reis 2:45

"Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados" Gênesis 26:4

Introdução

Deus fez uma aliança com Rei Davi, que seu reino subsistirá para sempre, uma aliança unilateral, vertical com Davi. E fez uma aliança com Abraão, uma aliança multilateral, horizontal com Abraão, ou seja, todos seriam beneficiados com a aliança que Deus fez com Abraão. Se você, ou eu, fizer uma aliança, propósito ou promessa com Deus, ELE vai cumpri-la, então, cumpra sua parte, porque Deus não pede a ninguém propósitos, mas se fizer, cumpra porque Deus vai cumprir a dele. Ambas as alianças, com Abraão e ao Rei Davi, se cumprem na pessoa de Jesus Cristo.

1- A primeira aliança A aliança que Deus fez com Abraão se cumpriu porque Jesus é descendente de Abraão, de Isaque, de Jacó, que virou Israel e os judeus descendem de Israel e Jesus é judeu. Pelo plano de redenção de Deus, Jesus morreu por todos, dessa maneira a aliança que Deus fez com Abraão se cumpriu.

2- A segunda aliança A aliança feita com o Rei Davi, foi cumprida de que modo? Jesus, após seu nascimento, vida, morte e ressurreição foi elevado aos céus e está a direita do trono de Deus Pai esperando quando será Rei em sua totalidade, aqui abro um parênteses— O reino de Deus é o Reino do "já e ainda não", Jesus já inaugurou este Reino quando esteve aqui na terra, aqueles que é morada do Espírito Santo já vivem esse Reino, mas o Reino de Deus virá em sua totalidade quando Jesus voltar para buscar sua Igreja e estabelecer seu Reino totalmente. Mas já podemos, graças ao Reino que já foi inaugurado, viver seu amor e justiça, entre outros privilégios— e assim, o trono de Davi subsistirá para sempre, porque o Reino de Deus é eterno. E todo mundo deve saber que Jesus descende da raiz de Davi, por isso Jesus também é chamado Leão da Tribo de Judá a qual também descende Davi.

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã".
O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida."  Apocalipse 22:16,17

"Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos"."  Apocalipse 5:5

Conclusão

Você e eu, não precisamos fazer propósito, aliança, promessas à Deus. Porém, se fizermos, temos que cumprir. Eu, certa vez, fiz um propósito de 7 dias com Deus. Na metade, 4 dias,  já recebi a benção, continuei com o propósito até completar 7 dias. Nem sempre é assim, por esse motivo descrito em Daniel:

"E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia." Daniel 10:11-13

Há umas batalhas no Reino espiritual. Príncipe da Pérsia é uma entidade regional maligna , o anjo que fala para Daniel é o mensageiro Gabriel quem falou à Maria que, mesmo sendo virgem, engravidaria e daria à luz o menino bebê Jesus,  A boa notícia é que Deus é soberano e não há motivos para preocupações, Jesus já venceu e Deus Pai está no controle, sempre esteve e sempre estará. Graça e paz à todas e a todos.


Deixem seus comentários

Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia-    NVI

Davi Sacer - Deus de Promessas part. Simone (15 Anos) [Vídeo Oficial]. You Tube. 

https://www.youtube.com/watch?v=meiqsELWxNs





O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.com/.


domingo, 14 de agosto de 2022

Quem eram os quakers?


"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles."Mateus 6:28,29






Introdução

Os quakers eram um interessante grupo cristão, earthquake, em inglês, quer dizer terremoto. Quaker quer dizer tremedores ou chacoalhantes. O culto deles se resumiam na leitura e reflexão da palavra de Deus, depois, sentavam -se em círculo, um deles , de repente se levantava, tremendo, cheio de Espírito Santo e começavam à profetizar.

Em pleno século XXI, ainda não estamos livres das coerções impostas pelo Estado, sejam veladas, como o pagamento de abusivos impostos ou impedimentos no exercício do trabalho, como a proibição de direitos básicos como ir e vir, que ocorrem ainda em vários países, como nosso vizinho do norte na América do Sul.
As reformas religiosas na Europa no século XVI viabilizaram o surgimento de vários grupos cristãos que desafiavam tanto os dogmas do catolicismo quanto as ideias do anglicanismo inglês.
A constituição de um desses grupos, os quakers (ou “sociedade de amigos”) possuiu raízes através das ideias de George Fox em 1647 e o seu propósito estabelecia a consciência individual, e não as escrituras sagradas, como a última autoridade em questões morais, potencializando o exercício da liberdade singular da humanidade. Esse grupo tinha como característica o tratamento entre seus membros de maneira informal, sem títulos, sendo cada pessoa o sacerdote de si mesmo e, não existindo assim, a necessidade de clero ou igrejas.Para eles, Deus era um ser benevolente e permitia a salvação a todos que a procurassem. Os quakers entraram assim, em confronto com outros grupos cristãos reformistas, como os puritanos calvinistas, que pregavam a predestinação como meio para a salvação, e consideravam-se eles mesmos, um grupo de eleitos por Deus para habitar uma nova terra prometida"(André, 2019).

O problema de ser calvinista radical(nem o própio João Calvino era calvinista a esse ponto) é se Deus predestina alguns pra ter a salvação quem não é predestinado só sobra ir pro inferno, não acredito que Deus é assim. Portanto Sou calvinista moderado, que é outro conceito que explicarei em outra oportunidade.

Não é difícil avaliar que conflitos entre esses dois grupos eram corriqueiros, principalmente se considerarmos que viviam em uma época na história da Inglaterra onde a religião estava inserida em uma briga sucessiva do trono.

1-Os quakers sofriam frequentes perseguições pelos anglicanos e católicos, muitos padecendo sob os rótulos de bruxaria que eram estampados em ações contra a sua doutrina libertária, e consequentemente, com constantes punições como execuções e mutilações.

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32

1- Qual é a origem deles? Os quakers tem origem britânica e surgiram no ano de 1652. O criador deste movimento religioso foi George Fox, que se rebelou contra os poderes religiosos e políticos instituídos na Inglaterra, sugerindo uma nova leitura de fé cristã que não seguia convenções. Ele e seus seguidores tinham como objetivo a restauração da fé cristã, que estava há séculos afastada de seus valores originais. Foram contrários às imposições da Igreja Anglicana, que teve predomínio na sociedade inglesa daquela época. 

2- Somente à Deus dai glória Entre suas crenças, os quakers não aceitam organizações clericais e prezam pela simplicidade e ações pacifistas, beneficentes e solidárias. Por apresentarem ideias originais na sociedade absolutista inglesa do século XVII, acabaram sendo perseguidos por Carlos II. Por isso, uma grande parte dos quakers emigrou para os Estados Unidos, onde, liderados por William Penn, criaram a colônia da Pensilvânia em 1681.

3-O que eles criam?  Os quakers acreditam que as pessoas tem a capacidade de sentir a presença de Deus sem nenhum intermediário. Para eles, todos os indivíduos são dotados de uma Luz Interior, que é o Espírito Santo. Ao se converter, o sujeito aceita essa voz. Eles acreditam que a Bíblia seja o testemunho da Palavra de Cristo e, por serem simples, não aprovam gastos supérfluos, títulos de honra, diferenças entre classes sociais e vestes caras. Além disso, prezam por uma sociedade igualitária, sem discriminação entre sexos ou cor de pele. Entre os quakers, as mulheres tinham os mesmo direitos de participar dos cultos que os homens. Por apresentarem estas características, eles foram fortes defensores do feminismo e do abolicionismo.

Conclusão

Os quakers se juntaram a Willian Wilbeforce, e tiveram grande influência na libertação dos escravos no mundo. Willian Wilbeforce estava em conflito consigo mesmo porque deveria ser pastor ou continuar sua carrera política, escolheu ser político e Deus o usou como político, tinha uma cadeira no parlamento inglês, na House of Comons, metade do parlamento inglês era constituído pela House of Commons(pessoas comuns da sociedade), e metade Houses of Lords, a elite social da época(até hoje é assim, muitos deles tinham escravos). Wilbeforce convenceu o Parlamento à abolir a escravatura(Com um dircurso).Tem um filme sobre isto" Amazing Grace," altamente recomendo. Uma das consequencias disso foi a guerra civil Norte-americana. O Norte queria a abolição da escravatura, os estados do Sul não queriam. Houve um racha nas Igrejas, metodistas, presbiterianas, e batistas.O Norte ganhou e os escravos foram libertos. O apóstolo Paulo, quando escreveu à Filêmom, o único sistema econômico que vigorava, era a escratura. Na época de Wilberforce era o Mercantilismo, assim vários países aboliram á escravatura, o Brasil foi o último país à abolir, por pressâo, porque os outros países boicotariam os produtos brasileiros.Hoje, não compro nada que eu saiba que é Chinês, além de cair a qualidade, a China usa mão-de-obra escrava, o que é difícil, pois quase tudo, passa pelas mãos dos Chineses. Graça e paz à todas e à todos.

Referências e sítios eletrônicos

A bíblia- NVI

André, H. (2019). Quakers: os pioneiros nas ideias de liberdade na América. Viagem Lenta. https://viagemlenta.com/quakers-os-pioneiros-nas-ideias-de-liberdade/

Araújo, F.(2015). Quakers. Infoescola. https://www.infoescola.com/religiao/quakers/

Eyshila(n.d.). Terremoto[vídeo]. YouTubehttps://youtu.be/hvPOYPUy13o



Licença Creative Commons
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.com/.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Resplandeça à luz do Senhor

 

o Louvor não tem muito haver com o texto, mas eu  gosto

"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você" Isaías 60:1


Introdução

    Essa profecia bíblica foi para a nação de Israel, Porém, usando uma interpretação alegórica (só devemos fazer isso, direcionados pelo Espírito Santo), embaixo das asas do Espírito Santo, podemos usar para nossas vidas. Porque devemos, como fiéis em Cristo, refletir em nossos semblantes, à luz que Jesus Cristo reflete. E, assim sendo, iluminarmos o caminho, para os necessitados, atingirem o alvo, que é Jesus Cristo, e assim, terem também o amor, e a Graça de Deus.

1- O que significa a Luz de Cristo? Significa que o período de dificuldades acabou. Deus irá nos abençoar e suprir nossas necessidades. Mas, não para por aí! Não sejamos uma "represa" de bençãos, podemos sermos abençoados, mas, devemos compartilhar as bençãos com os necessitados. Sermos como um rio de vida.

"Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã" Salmos 46:4,5

2- Para sermos luz que reflete Jesus Cristo Devemos conhecer a Bíblia, Deus ama tanto o ser humano que os chamou para serem escritores da Bíblia, mesmo a gente sermos cheio de defeitos. E deu seu filho amado Jesus, para sofrer, e morrer e ressucitar pelos nossos pecados, não cansamos de repetir isso e tomar a Santa Ceia, pois Cristo é a base de nossa fé.

3- Por que devemos ler a Escrituras Sagradas? Motivos para isso não faltam. Posso destacar alguns:

Há falsos profetas por aí. Tem gente que interpreta a Bíblia sem orar, sem o auxílio do Espírito Santo. E o resultado disto é que levam os outros ao erro.

"O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho "Isaías 28:26 

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" 2 Timóteo 3:16

3- Outras razões É uma benção ter um pastor que nos  ensina as Escrituraas. Concordo.Mas devemos lembrar que Pastor não somente prega a Palavra. Geralmente, os zelosos, "cobram o escanteio e cabeceiam a bola pro gol" E , como seres humanos necessitam cuidados também.

Assim como televisão, e internet deveemos selecionar o que assistimos poque o inimigo de nossas almas usa esses meio de comunicação para tentar desviar do caminho que nos leva à vida eterna.

E o inimigo usa até a Bíblia, como usou para tentar fazer Jesus pecar, mas Jesus também usou seu conhecimento das Escrituras pra contradizer satanás. (De acordo com  as normas de prestígio da língua portuguesa, satanás é um nome próprio e deveria ser escrito com primeira letra maiúscula, mas ele não merece).

"Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram" Mateus 4:2-11

Conclusão

Para brilhar a luz de Jesus, devemos elaborar um plano de leitura e ler a Bíblia. Pois é um legado que o própio Deus nos deixou, somente, não esquecer de orar, pois o Espirito de Deus inspirou seus escritores à escrevê-la. Do mesmo modo, o Espírito de Deus ilumina nossas mentes para a gente entende a Bía como Deus quer. não adianta pegarmos nossos versos preferidos da bíblia—todos nós temos nossos versos prediletos—como se estivermos na prateleira de um supermercado, a Bíblia toda é o correto. Graça e paz à todos e a todas.

Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia versâo NVI.

Davi Sacer e Trazendo a Arca - Sobre As Águas (O Encontro) [Clipe Oficial].YouTube.https://youtu.be/cqR7hNpMUtw


Licença Creative Commons
O trabalho Teologia em Foco fr de Francis Almeida de Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://teologiaemfocofr.blogspot.com/.

Graça

  T odos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. João 1:16 ⁶ E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse(pelas obras), a...