segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Deus e os índios da América

 

"Da tribo de Judá foram selados doze mil, da tribo de Rúben, doze mil, da tribo de Gade, doze mil,
da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil, da tribo de Manassés, doze mil,
da tribo de Simeão, doze mil, da tribo de Levi, doze mil, da tribo de Issacar, doze mil,
da tribo de Zebulom, doze mil, da tribo de José, doze mil, da tribo de Benjamim, doze mil. "Apocalipse 7:5-8

Introdução

Todos sabemos que o povo de Israel, fora dividido em tribos.

Todos nós sabemos que os ìndios e a comunidade quilombola, precisam de conhecer o Evangelho de Jesus, as boas-novas, o plano perfeito de Deus.

Por isso, os cristãos em geral, traduzem a Bíblia e levam a verdadeira mensagem de Deus para esses povos. Além de ajudar com: medicina, com a comida, com vestes, etc.

Sim, sabemos que existem alguns aproveitadores no meio- assim como na "marcha dos sem-terra, que sou a favor, diga-se de passagem, mas a maioria dessas pessoas são pessoas necessitadas, que existem nesses meios. 

1- A história contada pelos espanhóis- Os espanhóis navegaram , diz a História, pelo desejo de se encontrar um novo o  caminho as Índias orientais. Mas, na verdade, segundo o historiador TODOROV, Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral. foram movidos pelo ímpeto de espalhar o Evangelho, pelo mundo. Acabaram por descobrir as Américas, e o Brasil. Convencendo, a tripulação com promessas de se encontrar muito ouro. O que acabou acontecendo. 

Os espanhóis ficaram alucinados, quando chegaram as Américas, com tanto ouro que viram com os índios Astecas( do México), ouro este que os índios não davam valor, os índios davam valor aos cocares e penduricalhos que faziam.  E desceram do navio, montados em seus cavalos.


2-A história contada pelos índios Os índios Astecas eram bem-avançados, porém, tinham várias crenças, uma delas é que tinham a previsão que, os índios dessa região, veriam deuses aqui na terra, quando viram os espanhóis descendo em seus cavalos. Tomaram os espanhóis como deuses. E o cacique Montezumas encheu aqueles homens de artesanato, e presentes, Mas os espanhóis queriam mesmo, era o ouro, grande valor para os europeus.


3-A história vista pelos franceses De um lado, Bartolomeu de Las Casas, dominicano, defensor incansável dos índios.  Do outro, Juan Dias  de Sepulveda, francês, defensor da pureza cristã européia, Advogado, tradutor e comentador de Aristóteles, defensor da europa branca cristã e dos valores da civilização. Segundo JUAN GINES DE SEPULVEDA.

Ambas tiveram o um choque entre culturas.  Por isso, conto várias faces de uma mesma história. porque a História é contada somente pelo lado vencedor.


  Conclusão

Os espanhóis tiveram tanta ânsia, no ouro dos índios, que esqueceram que ganhara um monte de presente dos índios e mataram todos eles, inclusive mulheres grávidas e crianças.

Aproveitaram que os índios queriam fazer amizade.

Diferente, dos índios norte-americanos, e os puritanos: corrente teológica, não uma denominação, foram expulsos da Inglaterra, porque dominaram o Parlamento inglês.

Os Puritanos chegaram no futuro EUA, fundaram algumas escolas, inclusive Havard, e os próprio EUA. Fizeram amizade, aprenderam várias com os índios, ( como cultivar a terra, por exemplo), e assim nasceu, o dia de Ações de Graça. Feriado famoso nos EUA. Dia de açôes de graças a Deus. Os índios ensinaram muita coisas aos colonos. Aliáis, já que o Brasil imita várias coisas que vem de fora, porque não copia isto. O dia de Ação de Graças.

Houve muitos índios mortos, mas foi na expansão dos EUA para o oeste.

Por esta razão, sou a favor que não se acabe, mas sim que se preserve a cultura dos índios, ao invés de tomar suas terras para se plantar comida pro mundo inteiro, principalmente países ricos. 

Na Nova Zealândia, a cultura dos índios Maori é bem preservada, seus artesanatos , danças como a conhecida te  haka -que era uma antiga dança de guerra, que ficou famosa pela seleção de rúbgi da Nova Zelandia que pode ser vista pelo nome pelo canal you tube, ajuda, e bastante a economia do país. Que é um pais bom de se viver. Graça e paz a todos!


Sítios eletrônicos acessados em 06-09-2021

https://www.youtube.com/watch?v=vnvI6V-TtLs

https://www.youtube.com/watch?v=MJCoX3UCFmk&t=56s

referências

A Bíblia- NVI

TODOROV, Tvezam. A descoberta da América IN: A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes.´1993,pp. 33,75.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água, poder do Espírito

s  ¹ Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. ² O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que d...