Façam tudo com amor. 1 Coríntios 16:14
Resumo
O seguinte estudo nos remete ao profundo amor de Deus.”Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.” . Deus não tem distinção entre homem e mulher, pois Deus é Espírito. E importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade.. O amor de Deus é tão tremendo, inacreditável, nos constrange, que nos surpreende. Deus nos protege embaixo de tuas asas e deu seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecados.Toda e qualquer repreensão divina é
prova de seu imenso amor por nós.
Palavras-chaves: amor, Deus, Jesus.amor ágape, amor repreensão.
Introdução
Será que basta dizer”Jesus te ama”. Creio que não. O próprio Deus nos deixou algumas ordenanças que devem ser seguidas e obedecidas pelos seus fiéis. Não são Mandamentos. Mas ordenanças. A fé sem as boas ações é uma fé morta.
1 O amor
1.1 conceito:
“Ágape significa amor, é uma palavra. O termo foi muito utilizado, na Grécia antiga pelos filósofos, como Platão, significando por exemplo, o amor a uma esposa, ou esposo ou amor às crianças, aos filhos, a sua família e ao trabalho de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega.
1.2 O amor que não é de Deus.
Primeiramente, Eros, em grego, é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo. ... Eros é o nome do cupido na mitologia grega, que, com suas flechas, causava uma atração física entre os humanos.
1.3. Conceito 2
"Philia'', em grego, significa “amizade”, porém não remete apenas ao termo. A Philia engloba, também, a lealdade, a família e a comunidade. Dessa forma, o termo trata apenas sobre a ação que o agente pratica, mas, além disso, é preciso, também, visar o bem do outro.”
2. Basta apenas dizer “Jesus te ama”?
2.1 O amor de Deus envolve também dar água, alimento, vestes, abrigo aos necessitados
O amor ao próximo envolve suprir também suas necessidades como homem também.
2.2 Suprir suas necessidades têm efeitos no além mundo. "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
"O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.”
2.3. As consequências espirituais existem
Podem as boas obras como a caridade não salvar ninguém, em contrapartida, ser um a ordenança de Deus, sendo assim, é importante espiritualmente como uma ordenança de Deus.
“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia
e um de vocês lhe disse: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! “
3 O amor de Deus é um amor ágape que nos constrange.
Deus nos deu sua maior prova de amor ao nos dar seu filho Unigênito Jesus para que todos pudessem ser salvos, isto é, receber a vida eterna por Ele.”Cristo veio a esta terra por uma razão: dar sua vida por você, pom mim, por todos nós. Ele sacrificou a si mesmo para nos dar uma segunda chance.”
3.1 O amor de tal maneira que Deus pedira o filho a Abraão, e Abraão, ia obedecer “Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "
Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. “Mas quem deu seu filho amado em sacrifício foi Deus.
3.2 Deus também nos constrange com seu amor, não com a mesma intensidade que acima, mas chamou homens, cheios de defeitos e problemas, para serem escritores da Bíblia, através do seu Santo Espírito, porém, homens pecaminosos. Só Jesus não pecou, mas, em contrapartida, Jesus nunca foi escritor direto da Bíblia, apesar de Jesus ser o tema central e seu Santo Espírito ter inspirado os seus escritores pecadores a serem escritores da Bíblia. E ilumina seus leitores sinceros até os dias de hoje. Somos amados e moradia do Espírito Santo de Deus.
3.3 O próprio Jesus resumiu os Dez mandamentos
“‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". Os Dez mandamentos :Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa Dez Mandamentos. e com um braço forte.
Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.
"Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
"Não matarás.
"Não adulterarás.
"Não furtarás.
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
"Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade; nem seu servo ou serva; nem seu boi ou jumento; nem coisa alguma que lhe pertença".
.
Conclusão
O que quer dizer: Jesus te ama. Engloba muito mais pois este amor nos constrange, O Pai deu seu filho amado para que morresse e ressuscitasse por nós. Isso também quer dizer que a prova e a disciplina que vem de Deus, é uma prova de amor. O pai que repreende o filho é uma prova de amor. A justa repreensão de seu Pastor é prova de amor.Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. “”Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.” “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. “. Isto é uma bela repreensão de Deus, não só a Igreja de Laodicéia, mas a outras 5 Igrejas. E foi uma prova de seu grande amor. Uma disciplina dessas foi sim uma grande forma de amor, e que Deus zela
por suas Igrejas.Sem contar que Deus nos dá alimento, vestes e abrigo. E o sentido etimológico da palavra “compartilhar” quer dizer: compartilhar o pão. Por isso, geralmente, as Igrejas são riquíssimas e seus entornos têm muita pobreza. Há um paradoxo aí.Graça e paz a todas e a todos.
.
Referências e sítios eletrônicos
Bíblia NVI.[home page] online.
Acessado em:21-09-2021. ás 14:00 hs. https://www.bibliaonline.com.br/nvi
/Instituto de Psicologia Aplicada. 3 tipos de amor no grego. [home page].
Acessado em : 21-09-2021, ás 14:00 hs. https://inpaonline.com.br/blog/tipos-de-amor
LUCADO, Max. Seu nome é Jesus. {Traduzido por Emirsom Justino].São Paulo: Mundo Cristão. pp.79.2010
ELPÍDIO, L.,Que amor é esse?. [you tube]. Acesso em :26-09201 14:00hs.https://www.youtube.com/watch?v=xu8Zel1u-6k
SAAD, I..Ousado amor.[youtube}. https://www.youtube.com/watch?v=wSKKEAnLTDw