domingo, 30 de janeiro de 2022

Deus de Aliança




 Então o Senhor disse a Abrão( nesta época o nome dele era Abrão): "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". Gênesis 12:1-3


Introdução


Deus fizera uma aliança com Abraão, uma aliança multilateral, porque todos seriam abençoados pela promessa feita entre Deus e Abraão, essa promessa foi cumprida na pessoa de Cristo, que é descendente de Abraão. Davi, que se tornara Rei do Reino de Israel unificado, fizera outra aliança com Deus, a chamada aliança unilateral com Deus, que diz respeito apenas a Deus e Davi, que também se cumpre na pessoa de Cristo, pois este reinará eternamente, e o trono de Davi subsistirá.

1- Como Deus havia prometido a Abraão Sua semente, isto é. sua descendência seriam incontáveis como as estrelas do céu e areia da praia; e que Israel seria uma nação abençoadora, e esta benção se cumpriria a todos que acreditassem que Cristo era, é, e sempre será nosso único e suficiente Salvador. Veremos o texto bíblico, em que apóstolo Paulo escreveu aos Romanos

"O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória." Romanos 8:16,17

Paulo, que é bíblia, nos descreve como co-herdeiros da promessa que fizera a Abraão no começo do Antigo Testamento, que se cumpriu na vinda de Jesus, e se estende a nós hoje, por intermédio de Jesus Cristo. Portanto sua promessa se estende a nós. 

2- Como Deus prometera ao rei Davi Deus fizera uma aliança com o rei Davi como veremos nos versos abaixo

"Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre". 2 Samuel 7:16

Como entenderemos essa promessa que se cumpriu e se cumprirá em sua totalidade quando Cristo voltar e reinar para todo o sempre. Davi é herdeiro de Abraão, Jesus é da tribo de Judá como Davi, Jesus é herdeiro ao trono de Davi, assim Jesus cumprirá, a aliança que Deus fizera a Davi" seu trono será estabelecido para todo sempre". Quando Jesus voltar e reivindicar o que lhe é de direito.

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 3:20-22

Na verdade, Jesus já inaugurou Seu Reino quando andara na Terra. Seu Reinado virá em sua totalidade quando Jesus voltar, não mais como um cordeiro, mas como um Leão rugindo, ainda têm tempo de nos arrependermos e irmos na direção de Cristo.

Conclusão

Ambas alianças,  a multilateral com Abraão, e unilateral com o rei Davi. Ambas já nos abençoaram com a vinda de Cristo em nossa terra. Desceu de Tua glória pra nos buscar. "Deixou de comandar as estrelas para segurar o dedo de Maria"(Lucado, 2010).

Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia- versão NVI( se quiserem ler os versos bíblicos, só clicar sobre as letras e aparecerá "bíblias" lá têm as versões mais populares), Eu, no caso, gosto da NVI.>https://www.bibliaonline.com.br/nvi

Fernandinho. Uma Nova História[vídeo]. You Tube. >https://www.youtube.com/watch?v=SdkWBHLHTgg

Lucado, Max. Seu nome é Jesus. São Paulo: Mundo Cristão. 2010. p. 9.


(não esqueçam de comentar logo abaixo de cada texto, todo e qualquer comentário é bem vindo)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Daniel cap. 10. Análise.

 



"No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.
Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando.
Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas.
No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu de pé junto à margem do grande rio, o Tigre.
Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.
Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura".
Enquanto ele me dizia isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar.
Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.
Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças.
Ele disse: "Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! " Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: "Fala, meu senhor, visto que me deste forças".
Então ele me disse: "Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês", Daniel 10:1-21


Introdução

    Contexto, também chamado, pano de fundo: O povo judeu havia perdido a guerra, os babilônicos levaram os melhores nobres do reino do sul, que era composto pelas tribos de Judá e Benjamim, os outras tribos desapareceram. Ou perderam a guerra com o assírios e foram mortos ou se misturavam com os povos vizinhos. Por isso Jesus contou a parábola do 'bom samaritano'. Samaria era a capital do Reino do Norte. Voltando ao cativos na Babilônia: Daniel fora chamado com o nome babilônico Beltessazar. O mundo teológico dos Judeus entra em crise. Como os judeus perderam a guerra contra a babilônia, o deus babilônico era mais forte? Lógico que não, ao longo do texto veremos que Deus nunca havia abandonado seu povo..

1- Deus sempre esteve presente. Deus deu a Daniel o dom de interpretar sonhos. Salvou Daniel da boca dos leões, esteve com Sadraque, Mesaque e Abnego(nomes babilônicos), esteve com eles na fornalha ardente e respondia ás orações de Daniel como podemos perceber na passagem bíblica acima. Daniel interpretou sonhos de Nabucodonosor e seu filho, e deu bom testemunho, outro propósito de Deus permitir que o povo Judeu ser levado cativo. Além da desobediência do povo Judeu.

2- Explicando Daniel 10  O ser, supracitado, era o anjo mensageiro era Gabriel. Gabriel entregou o pedido de oração a Daniel, mas foi tentado a não entregar (tentar é a função do inimigo, ele tentou até Jesus, mas não conseguiu). Então o anjo Gabriel chamou o arcanjo Miguel e resolveu o problema com o príncipe da Pérsia. E o príncipe da Grécia nem veio. Os príncipes da Pérsia e da Grécia eram entidades espirituais malignas(uma casta de demônios) que tentavam dominar certas regiões. Só tentavam, porque conforme a história, o povo foi liberto pelo Ciro, da Pérsia. E todos voltaram pro lar permitindo que Neemias construísse o segundo templo onde Deus habitaria.

"saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado." Neemias 2:12

"mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome"." Neemias 1:9

3- Há sim uma batalha espiritual, entre luz e trevas Essa batalha já fora decretada por Deus, e a luz vence. Pois as trevas não podem vencer a Luz. As portas do inferno não prevalecerão sobre a igreja, que somos nós. Se não prevalece sobre a Igreja, muito menos sobre Deus.

"A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram." João 1:5

"Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz," Efésios 5:8

Conclusão

Jesus nos chamou para sermos Luzes do mundo e Sais da terra. Deus já morou no tabernáculo, nos templos construídos por Salomão, e depois por Neemias, depois habitou no deserto e hoje habita na Igreja, isto é, nós. Por isso a necessidade de sermos santos, ou seja, arrepender de nossos erros e perdoar quem quer que seja.  Suas orações serão sempre ouvidas e realizadas de acordo com a vontade de Deus.

Deus é soberano, não adianta falar " eu determino" porque isso é como dar ordem em Deus. Suas orações serão realizadas se estiverem de acordo com a santa vontade de Deus. Como é garantido por Deus na Bíblia. Pode demorar um pouco, mas chega a resposta as suas orações.

 A batalha entre Luz e trevas permeia todo o Novo Testamento, principalmente, O Evangelho de João e suas 3 cartas, mas encontra-se também no Velho Testamento também. Graça e paz a todos e a todas.

(se algum leitor quiser comentar, discordar, complementar ou precisar de mais claridade, deixem seus comentários) Pode ser em Inglês, Português ou Espanhol. 

Referências

A Bíblia versão NVI.

Adoração e adoradores. Luz do mundo[vídeo]. You tube.>https://www.youtube.com/watch?v=-4AAHPM98Do


sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Podemos ver Deus? E explicá-lo?

"Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento! Não há como calcular os anos da sua existência." Jó 36:26



Introdução

Deus escolheu o famoso teólogo britânico Dr. Allister Macgrath. Phd em Biografia molecular, cristão que é apologético (defende o Cristianismo), e ocupa algumas cadeiras na Universidade de Oxford, Inglaterra, entre elas a de professor de Teologia e História das Religiões, escreveu vários livros, entre eles, Teologia: Sistemática, histórica e filosófica; Conversando com C. S. Lewis( enfim, um expert no ramo da Teologia e da ciência). Macgrath contesta o escritor do livro, Richard Dawkins (também britânico) que tem o título brasileiro "Deus um Delírio" ou literalmente" "Deus Desilusão". Dawkins diz: "Deus não pode ser provado cientificamente, portanto não existe". Macgraph diz na entrevista: Deus não pode ser provado, mas sabemos que Ele existe, e eu vou na mesma vibe de Macgraph. Dawkins fala em seu livro que Deus não pode ser provado. Eu digo: nem desprovado, então, o argumento de Dawkins não tem fundamento. Desde quando o francês Descartes inventou o método empírico (científico) no séc. 17, a comunidade científica vem falando que para algo ser verdade, precisa ser observado e de comprovação científica.

1- Meu primeiro argumento O objeto de nossos estudos teológicos nunca foi o próprio Deus, mas sim "Os atos e intervenções de Deus na história". Vocês viram como ficou Jacó, teve um encontro com um anjo de Deus, ficou manco; Daniel teve um encontro com o anjo Gabriel, caiu babando quase desfaleceu(esse relato se encontra em Daniel 10); O apóstolo Paulo só ouviu a voz de Jesus, caiu do cavalo e ficou 3 dias cego, até Jesus mandar Ananias curá-lo.(isto está em Atos). Moisés abaixou o rosto e tirou as sandálias para falar com Deus através da sarça ardente. Não é uma boa hora ver Deus agora, é melhor deixar pra quando sermos salvos e tivermos corpo glorificado. Como Jesus, ressuscitado e com corpo glorificado, apareceu a dois discípulos, na estrada de Emaús.

2- Segundo argumento A gente não pode observar nem provar Deus, mas podemos senti-lo em tudo. O vento a gente não vê, mas sabemos que existe. Sem contar com os dizeres de Paul Tillich, teólogo alemão que teologizou quando o mundo teológico estava em crise(por causa da 2 guerra mundial, como os países cristãos como: Alemanha, Inglaterra, EUA, França, Itália puderam entrar em uma guerra tão sangrenta??). Revelação Natural de Deus Deus se revela na perfeição da natureza, do mundo criado. Revelação Especial de Deus, Deus se revela nas páginas da bíblia, e, seu clímax está em Jesus Cristo encarnado. Jesus falou: quem vê a mim, vê o Pai.

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." 2 Coríntios 4:18

""Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." Marcos 9:23

3- O Cristianismo têm resposta Jesus, a Bíblia, o Espírito Santo têm resposta para as mais profundas questões da humanidade, a ciência não têm. Não sou de maneira  alguma contra a ciência, aliás, acho que ciência e religião devem andar juntas, mas não podemos negar que a ciência não tem resposta pra todos os dilemas da humanidade. Antes mesmo da ciência provar já dizia o livro de Jó

"Ele estende os céus do norte sobre o espaço vazio; suspende a terra sobre o nada." Jó 26:7

Qual o sentido da vida? A bíblia responde.

Por que estamos aqui? Cristo responde.

Pra onde iremos? O Espírito de Deus responde.

O que acontece quando morremos? A ciência não, mas a bíblia responde.


Conclusão

Não podemos acreditar em tudo que ouvimos e vimos por aí. Principalmente na era da internet e da pós-modernidade ou modernidade líquida, onde cada um tem seu ângulo de visão. Tudo bem, Deus não pode ser provado cientificamente, mas temos a certeza que Ele existe. Reconhecemos a grandiosidade de Deus, por essa razão, nem tentamos estudá-lo. A gente crê e pronto! Só aguardar suas bençãos!

A Bíblia, com seus valores absolutos, que não mudam, é algo providenciado por Deus que podemos nos apegar e nos livrarmos desse mundo maluco. Ainda bem que somos só peregrinos e o Reino de Deus virá em sua totalidade quando Jesus voltar. Que Deus vos abençoem. Graça e paz a todas e a todos.

(deixem seus comentários para que se haja um debate e possamos crescer juntos).


Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia-    NVI.

A Bíblia versão João F. de Almeida corrigida.

 McGrath, A.,(2018). Interview on Does God Exist, Richard Dawkins, The God Delusion[vídeo]. You tube.>https://youtu.be/ApucKBxhYco


Preto no branco & Rocha, C. Ninguém explica Deus[vídeo]. You Tube.>https://youtu.be/LYsaKn8FRhc

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Como flecha que acerta o alvo, que é Jesus.


                                             Esta música acima virou um hino missionário.

 

"Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei." Gálatas 5:18

Escritas entre os anos de 397Dc e 398 DC , as confissões narram detalhadamente a sua vida, desde a concepção até o presente momento em que escrevia o livro. Finaliza o livro com um longo discurso sobre o Gênesis, mostrando como a Bíblia deve ser interpretada.

As confissões mantém a característica filosófica de Santo Agostinho, o qual fala sobre a Criação, o Tempo e sobre a noção psicológica que temos do tempo. A consciência psicológica e autorrevelação da obra ainda impressionam leitores.

 Agostinho, africano, uns dos pais da Igreja(os cristãos que vieram logo após os apóstolos e ajudaram as igrejas dos princípios a tomar seus rumos teológicos), segue o formato da escola de Alexandria, formato de Jesus que usava, parábolas, em seus ensinos, diferentemente da Escola de Antioquia que usava uma interpretação mais literal da bíblia.

Agostinho dizia ser" como uma flecha que acerta o alvo"(Araújo,2000 para.2).

1- Quem ´lança a flecha? O flecheiro é o Deus Altíssimo, Deus quem lança a flecha para o alvo.

2-Quem são as flechas? As flechas somos nós, os fiéis em Cristo, e somos guiados pelo Espírito Santo, não nos desviamos. Se o Espírito Santo não nos deixar. Quem é cheio do Espírito sabe o que escrevo.

"porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Romanos 8:14

"como o gado que desce à planície, foi-lhes dado descanso pelo Espírito do Senhor. Foi assim que guiaste o teu povo para fazer para ti um nome glorioso." Isaías 63:14

3- E o alvo? O alvo é Jesus Cristo logicamente. Vamos todos em direção ao alvo segundo Agostinho. A flecha tem algumas características interessantes: uma delas, a flecha bem lançada é certeira no alvo, se Deus é o flecheiro, não há motivo para preocupações, a flecha vai acertar o alvo. Ainda mais com o Espírito direcionando. A flecha não se desvia para a direita, nem para a esquerda, vai direta para o alvo. Que é Jesus, como já disse antes.


Conclusão

Eu quero ser sempre uma flecha nas mãos de Deus. A flecha já foi lançada, desde o dia que decidimos deixar Jesus controlar nossas vidas. O Reino de Deus já fora inaugurado, aleluias, e virá em sua totalidade quando o SENHOR Jesus voltar. Graça e paz a todas e a todos.

(deixem seus comentários, sejam para concordar, discordar, acrescentar, corrigir, etc.)

Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia- NVI

Araújo, A. P.,.Confissões.[de Santo Agostinho]. Infoescola.>https://www.infoescola.com/livros/confissoes-santo-agostinho/

Barros, A..Sonda-me usa-me.[video]. You tube.https://www.youtube.com/watch?v=MzLBmGf1fSQ

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Amigo de Deus

 





Introdução

Podemos ser amigo de Deus. Alguns passos para ser amigo de Deus.

Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:23

1-Estar no centro de sua vontade Abraão saiu de sua riqueza e amigos em Ur dos caldeus para obedecer o que Deus lhe pediu, sem hesitar. Deus pediu a Abraão seu filho Isaque lhe providenciou o animal para o sacrifício, mas quem teve mesmo que dar o filho em sacrifício pelos nossos pecados foi Deus Pai Altíssimo, quem deu seu filho Jesus.

2- Abraão era tão amigo de Deus que intercedia por lugares pecaminosos como Sodoma e Gomorra Abraão orou por Sodoma e Gomorra, mas esta foi destruída porque não tinham mais que um justo sequer, Deus só avisou, por meio de dois anjos, Ló, que era o sobrinho de Abraão, que deixasse a cidade. 

"Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? " Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei".
Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa." Gênesis 18:32,33

2- A gente também pode se apegar à Deus por meio da oração Pode-se achegar a Deus por meio da oração também.

"A oração de um justo é poderosa e eficaz." Tiago 5:16

"pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." 1 Timóteo 4:5

3- A galeria dos heróis da fé. Se a gente quer ser herói da fé, pode fazer como Isaque, Israel, Paulo, Pedro, Elias, Moisés e tantos outros, sigam os ensinamentos de Jesus, os Mandamentos de Deus Altíssimo e sejam guiados pelo Espírito Santo. Isto é ficar no centro de Sua vontade, você será amigo de Deus, e no dia do grande julgamento receberão a salvação.

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11:6

"Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas", Hebreus 11:32 (altamente recomendo, que continuem lendo essa passagem do livro aos Hebreus)


Conclusão

Se você ou eu queremos ser amigos de Deus, já sabemos como. A melhor amizade, companhia é de Deus, Ele está sempre que precisamos e a bíblia condena amizades ruins. 

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Salmos 1:1

Graça e paz a todos e a todas, convido todos à deixarem seus comentários.


Referências e sítios eletrônicos

A bíblia sagrada versão- NVI.


Campos, A.& Valadão, A.P., . Amigo de Deus.(ao vivo). You tube.>https://www.youtube.com/watch?v=d-meRD4YsFg


quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

O livro de Enoque











Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado". Gênesis 5:21-24


Enoque foi um homem que não morreu  e tem um livro, apócrifo, não faz parte da Bíblia, porque não é um livro inspirado pelo Espírito  Santo de Deus não é bíblia, aconselho ler a bíblia, mas o Livro de Enoque está cheio de histórias fantásticas é interessantes. Serve pra que? Para lançar Luz sobre a bíblia, mas o Espírito santo já não faz isso? Faz. Então o livro de Enoque não serve pra nada, é apenas interessante.

1- O que contém o livro Tem a história dos vigilantes, que eram os anjos caídos que tiveram filhos, chamados neflins, estes se tornaram gigantes e passaram a comer tudo, inclusive os seres humanos, isso aborreceu a Deus e Deus destruiu a todos, menos a família de Noé, e os animais que esta na arca, no dilúvio. Dizem que Enoque foi pro céu e virou um anjo, Metraton, da mesma espécie do Arcanjo Miguel(O livro de Enoque, documentary, God, angels, demons, men.) . O profeta Elias também foi pro céu, numa carruagem de fogo, segundo 2 Reis. 

"Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus." Hebreus 11:5

2- Onde foi achado o livro O livro de Enoque foi achado muito depois de a Igreja definir os Livros inspirados, o livro de Enoque foi achado entre Dead Sea Scrows, ou Rolos do Mar Morto. Foi achado no século XX (1960). Também foi achado o livro de Isaías inteiro, entre outros. Na biblioteca dos essênios, povo hebreu, que não concordavam com a administração do templo em Jerusalém. Que deveria ser ministrado pela tribo de Levi, os Levitas. Mas estava nas mãos dos Macabeus. E Deus já havia saído do templo faz tempo. Por isso Jesus ficou indignado. Quebrou as barraca dos cambistas e daqueles que vendiam animais para sacrifício.

3- É o Livro de Enoque inspirado? Segundo alguns estudiosos, o livro de Enoque deveria estar na bíblia, como é na Etiópia, mas os Judeus e o Cristãos  não concordam. Eu não acredito que seja inspirado, apesar de fazer diversas referências a Jesus e a Deus Altíssimo, não fala sobre o Espírito Santo.

"Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos," Judas 1:14


Conclusão

Enoque andou com Deus e foi pro céu, era da 7ª geração após Adão, isto temos certeza, mas o restante das histórias não podemos provar. E que Deus destruiu a terra num dilúvio. Isto está mais que provado na Bíblia.


Referências e sítios eletrônicos

A Bíblia Sagrada-NVI.

Book of Enoch (documentary).God, angels, devils & men.[video]. You tube. > https://www.youtube.com/watch?v=0xrFh-z_u1U&t=2937s

Livro de Enoque. Documentário.[video]. You Tube.>https://youtu.be/kmEIhw2TE_Q


Livro de Enoque. Documentário completo.[video]. You tube.>https://youtu.be/4LnScAejzlk


segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Anjos mistériosos





"O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas." Lucas 1:19

"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia", Lucas 1:26


"Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.
Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.
Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre". Daniel 12:1-3


E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia."Daniel 10:5-13


Introdução

Quem são os anjos? Vejamos o  que diz a bíblia sagrada.

A qual dos anjos Deus alguma vez disse: "Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés"? Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação? "Hebreus 1:13,14

Os anjos são espíritos ministradores que faz o que o Deus Altíssímo manda, existem para nos servir e não deve ser adorados, existem, a bíblia afirma. Se a Bíblia afirma não são crendice popular, ''Anjo da guarda" esses sim, é crendice popular, mas anjos, arcanjo, serafins, querubins, existem e estão a nossa volta como diz as Escrituras Sagradas. Devemos só orar a Deus por intermédio de Jesus, por isso oramos "em nome de Jesus". Jesus é o único caminho, a verdade e a vida.

1- O que acontece quando o anjo vem ? Geralmente é uma boa notícia da parte de Deus, pode ser uma resposta as orações, podem ser para nos proteger de alguma forma. Como aconteceu com o sobrinho de Abraão, Ló que foi avisado por dois anjos que Sodoma e Gomorra seriam destruídas por Deus e que Ló deveria se retirar. 

Ou que o menino Jesus ia nascer. Notícia maravilhosa!!!

"O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas." Lucas 1:19

"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia," Lucas 1:26

2- Existe ainda uma batalha entre luz e trevas.

 Para o profeta Daniel receber uma resposta de oração, vejamos o que as Escrituras Sagradas nos revelam: O príncipe da Pérsia era uma entidade das trevas que queria impedir o anjo Gabriel entregasse a resposta de oração a Daniel,

 "E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo. E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia." Daniel 10:5-13

Dizem alguns estudiosos da área da escatologia, que se Satanás ficasse com o corpo de Moisés, Moisés seria adorado pelo povo israelita. E só Deus Altíssimo é digno de adoração, por isso arcanjo Miguel disputou com Satanás à respeito do corpo de Moisés.

"o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés "Judas 1:9

Isto é o relato de João que ainda há de acontecer apesar da palavra 'houve' estar no passado, João fala de eventos futuros, vai acontecer ainda. É uma visão que Deus lhe deu.

"Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. "Apocalipse 12:7

3- Cuidado com os falsos anjos Assim como existem os anjos de Deus, existem também os anjos das trevas que estão sob ás ordens de Satanás e vão ser jogados no lago de fogo junto com Satanás e seus seguidores. Na batalha do Armagedom. Se eu e você obedecemos a Deus e andarmos na luz que é Jesus, ser morada do Espirito de Deus, não devemos temer estes seres malignos. Os anjos de Deus estarão ao nosso redor em número bem maior. Deus é, sempre foi e sempre será Soberano.

Conclusão

Como podemos perceber a Bíblia está repleta de anjos, e um número bem maior, há anjos atuando em nosso favor, sob as ordens de Deus Altíssimo. Os anjos foram criados por Deus porque Deus que é Onisciente, sabe todas as coisas, já sabia que precisaríamos. Amém, graça e paz à todas e à todos.

(deixem seus comentários, só clicar no ícone do lápis abaixo de cada texto)


Referências e sítios eletrônicos

A bíblia NVI.

Cassiane. Imagine.(vídeo).MK records. You tube. https://www.youtube.com/watch?v=ZYXmf8R0Og0

Predestinação e Livre arbítrio.

  ³⁰ E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:30 ¹³ mas aq...